terça-feira, 15 de setembro de 2009

Actualizações e novidades das Ciclovias de Lisboa.

O “Repórter” tem estado atento e tem algumas notícias para publicar, aqui, pelo pasquim habitual.
Depois de já termos comprovado melhorias significativas em alguns dos trajectos de ciclovias que ainda não estavam concluídas, nos últimos dias fomos comprovar outras novidades que estão por aí a surgir. No fundo, o repórter anda … Por aí… Como o faz um político muito afamado da nossa “praça”.

Vejamos:
MARCAÇÕES NA ESTRADA

Como já muitos devem ter visto, depois das férias surgiram em Lisboa, especialmente pela zona de Benfica e arredores, um sem número de marcações no chão que não deixam qualquer tipo de dúvida em relação à sua funcionalidade. Serão "CORREDORES" de circulação de e para Bicicletas. No entanto (muita atenção a este ponto), não são de circulação exclusiva. Todas estas marcas compartilham a estrada com todos os outros veículos, onde os mais perigosos são sem dúvida os de quatro ou mais rodados.


A marcação foi exaustiva mas também rigorosa em alguns pontos. Neste caso por exemplo, fica por aqui demonstrado que os Corredores de Bicicletas não interferem com as faixas de BUS.


Por outro lado, quando as vias de transito estão ocupadas por estacionamento, houve o cuidado de pintar as marcas ao lado dos carros estacionados, sem prejuízo para nós ciclistas, já que se fossem todas pintadas perto da berma, escusado será dizer, que não veríamos nenhuma, por estarem tapadas pelos carros.
CONSTRUÇÃO DO VIADUTO PARA LIGAR MONSANTO AO PARQUE EDUARDO VII

É plano da C. M. L. Fazer a ligação da pista ciclável de Monsanto, a que começa no parque do calhau, ou se quisermos, a que vêm de Pinamanique paralela à radial de Benfica, com o Parque Eduardo VII, via jardim da policia municipal. As obras vão bem adiantadas mas ainda falta muito.

Se quisermos ser simpáticos pode dizer-se que o mais difícil já está feito, refiro-me ao viaduto por cima da Av. Calouste Gulbenkian, que ligará o Jardim da policia municipal em Campolide ao Monte da mesquita no Bairro azul.


Só falta mesmo é inaugurar.


As obras decorrem a bom ritmo. Quando concluída, a ciclovia passará perto tribunal, no alto do Parque.
PARA ENCERRAR, DUAS CURIOSIDADES

Com esta iniciativa de marcar o chão das vias de trânsito, "nasceram" os primeiros cruzamentos de Ciclovias em Lisboa. De salientar também, que a solução arranjada para ligar as duas margens da ciclovia do Fonte Nova, foi adoptar um semáforo com accionamento manual.



Em relação ao Aqueduto e o problema do cruzamento com a futura CRIL. A obra vai avançando devagarinho. Depois de totalmente escorado e sustentado já se pode trabalhar perto do Ramal de Carnaxide.

RA


Sem comentários: