quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Estado actual das CICLOVIAS de LISBOA.



última actualização neste Blog :


Texto original deste post em 07 de Out de 2009 :

Neste momento, aguardo uma resposta da Câmara Municipal de Lisboa, no sentido de me disponibilizarem tanta informação quanto a possível para que eu possa fazer um levantamento exaustivo de todas as Ciclóvias existentes na grande Lisboa. Pretendo também fazer um apanhado de todas as que estão em construção e/ou simplesmente no papel.
Para já, e depois de alguns POST’S a contar a evolução das Ciclóvias por mim acompanhadas, estou em condições de vos fornecer alguns trajectos de forma conclusiva. Há no entanto, em algumas destas "pistas" a hipótese de serem prolongadas e melhoradas.
Neste post incluí também outras ciclóvias que estão fora do perímetro da cidade, mas inseridas no Distrito de Lisboa. Daí, e quando abordar este tema das ciclóvias em Lisboa me referir às "Ciclóvias da grande Lisboa”


A Saber :


CICLÓVIA "RIBEIRINHA" - Desde o Cais do Sodré (comboios), até Belém (espelho de água).
Com uma extensão de 7 km's



CICLÓVIA "MONSANTO - ENTRE CAMPOS". Desde a Mata de S. Domingos até à rotunda de Entre Campos. Com uma extensão de 7,5 km's

LINK do TRACK no Wikiloc : http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=552273

Estas, poder-se-à dizer que são duas numa.
CICLÓVIA "PINA MANIQUE - PARQUE EDUARDO VII". Desde o estádio do Casa pia até ao Parque Eduardo VII, contornando o Parque florestal de Monsanto pelo sopé da encosta Norte, junto à radial de Benfica, passando na rotunda de acesso ao Bairro de Serafina (fim da linha azul e começo da laranja), e continuação pelo jardim da Policia Municipal até ao bairro azul e daí, numa obra ainda por concluir até ao Parque Eduardo VII. Nesta última Ciclóvia, para unir as duas encostas separadas pela Avenida Gulbenkian, construi-se um pequeno viaduto somente para uso pedonal e de velocípedes sem motor. Com uma extensão de 6 km's

LINK do TRACK no Wikiloc, Primeiro troço (linha azul) :
http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=552282

Segundo troço (linha laranja) : http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=552283


CICLÓVIA ENTRE O COLOMBO E O CEMITÉRIO DE CARNIDE. Passando pelo bairro da "policia" de Carnide, ISLA, central de transportes da Pontinha e Bairro Padre Cruz. Com uma extensão total de 4 km's.

LINK do TRACK no Wikiloc : http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=557612

CICLÓVIA DA PRAIA. Desde o terminal de Cacilheiros de Belém (via marítima), passando por Porto Brandão e ancorando na Trafaria. Daí para a Costa de Caparica, sempre por Ciclóvia. Existem vários pontos de acesso às praias ao longo do trajecto.
Com uma extensão de 8,5 km's (já com a distancia de barco).


CICLÓVIA DE ALHANDRA ATÉ VILA FRANCA DE XIRA.
Com uma extensão de 3,5 km's

LINK para o TRACK no Wililoc :
http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=552286


Todas as Ciclóvias anteriormente referidas numa projecção global, onde se pode ter uma noção do espaço que temos coberto por opções cicláveis. Aguardo no entanto uma resposta da C.M.L., ou o facto de descobrir outras "pérolas" por mim desconhecidas, para as poder juntar neste mapa e fazer um levantamento mais rigoroso para postar aqui.


Repórter Astigmático

1 comentário:

Unknown disse...

Um site com todas(?) as Ciclovias de Lisboa:
http://ciclovias.pt.vu/

Vítor Rodrigues