terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Praia de Mira - Praia de Vieira de Leiria (A VER ÁGUA). Alternativa ao Caminho Português


Aproveitando a embalagem, seguimos com mais um etapa desta grande prospecção que foi o "A Ver Água", que tenho vindo a efectuar desde Abril de 2010, mas que em Dezembro último teve um enorme desenvolvimento, com a ligação entre Espinho e a Sé de Lisboa.

Neste post específico, vamos abordar mais uma parcela de tal empreitada, nomeadamente entre as Praias de Mira e Vieira de Leiria, numa ligação que contemplou quase 105 km, não tendo porém níveis elevados de dificuldade. - Isto, digo-o agora que a ligação está feita, mas no terreno, durante a marcação, tive algumas dificuldades. Mas já lá vamos...

Desta vez, em Mira, fiquei hospedado em casa de uma sra, mas habitualmente uso as pousadas da juventude (a de Mira só abre na Primavera/Verão) para aligeirar a logística, por serem "boas e baratas".

Saindo cedo em direcção a Sul, e apesar do frio e chuva amiúde, fui fazendo os largos e amplos estradões e as estradas degradadíssimas até chegar à Praia da Tocha. Por estas bandas não abundam as praias, ou pelo menos, estão pouco acessíveis.

Em Quiaios, mas principalmente na sua praia, já nos surgem outras vistas. É por lá que temos consciência da aproximação da Serra da Boa Viagem e das dificuldades que se avizinham.

Foi também por tão bela praia que tive o privilégio de conhecer Gonçalo Cadilhe (já o tinha mencionado num post anterior), eterno explorador do nosso, e de "outros mundos", só mesmo comparável a uma personagem da nossa história (tão bem por ele descrita; - "O Peregrino"... Fernão Mendes Pinto).

Depois de Quiaios e até atingirmos a Bela Figueira da Foz, ainda temos que transpor uma pequena franja da Serra, que por aqui, além dum farol e de uma cimenteira, nos proprociona vistas diferentes. Passamos mesmo à beira do mar, mas ao mesmo tempo pela garganta de uma pedreira.

Em Figueira, somos levados a transpor a ponte Edgar Cardoso, e daí tomamos medidas até Lavos e Leirosa (desagradável zona industrial), onde acabei por andar um pouco à deriva em busca de uma hipótese para progredir, que fosse próxima do mar.

Tenho que referir aqui, que uma das principais dificuldades à marcação deste projecto, também por isso, deu um grande gozo, foi a necessidade de evitar a areia, tão morosa e extenuante, quando é de bicicletas que falamos. Mesmo assim, aqui e ali, ainda podemos ter o "prazer" da sua presença. Tentando sempre que essas passagens sejam breves e essencialmente de entretenimento.

Com o avançar a Sul, transpomos mais uma divisão de distrito. Passamos do de Coimbra para o de Leiria. A partir desta região passamos a ter uma enorme presença de ciclovias. Tenho mesmo a sensação que mais ano menos ano, toda esta costa estará unida por este tipo de via, já que neste momento, pouco falta para tal acontecimento.

Darei relevo a esse facto, em mensagens posteriores.



O Track (entre praias; Praia de Mira e Praia de Vieira de Leiria) :




Link para o traçado no Wikiloc : http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1335263



As Fotos (desta vez mais, por haver bastantes motivos de interesse) :



De Mira à Tocha não se consegue fugir muito deste cenário. Mais ou menos árvores. Mais ou menos degradada. O avanço é feito em longas rectas, em que, apesar da proximidade do mar, raramente o vislumbramos.


Na Praia de Quiaios, com Gonçalo Cadilhe. Já não cheguei a tempo para o ver surfar, mas ainda pude dar uma vista de olhos na sua prancha personalizada, "made in" Equador.





Aprazíveis, os passadiços da Praia de Quiaios. Singular e "dura" a Serra da Boa Viagem.




Uma das nossas imagens de marca; As Praias... Aqui, tão bem representadas, nesta zona centro. Distrito de Coimbra, Concelho de Figueira da Foz, Freguesia de Quiaios.



- Combinação prefeita...




... Não acham??? (Figueira da Foz).



Abro uma excepção na amostragem das ciclovias (apesar de fora do âmbito), para exemplificar o árduo trabalho que se tem feito e continua a fazer em prol da mobilidade das bicicletas no distrito de Leiria. Por aqui, já não falta muito para que se poder pedalar de forma continuada entre o Osso da Baleia (Primeira praia de Leiria), e a Praia da Areia Branca (primeira de Lisboa).



... Enquanto tal não é possível, temos que usar alternativas... -Belas, por sinal...



Coloquei esta foto (diferente) para poder referir com o auxilio de uma imagem, que desde há algum tempo a esta parte, por muito longa que seja a viagem (desde que mais do que um dia), passei a usar este tipo de bagageiro, e por conseguinte, muito menos carga...


...É uma questão de Hábito....



Não podia faltar... Caracteristica desta zona, mais precisamente da Praia de Vieira de Leiria.



G.R.