domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ciclovia Praia da Vieira São Pedro de Moel. Leiria


Se quisermos falar de ciclovias de forma comparativa, e tivermos como índice principal, a extensão das pistas, posso dizer com pouca margem de dúvida, que esta ciclovia entre a Praia da Vieira (Vieira de Leiria) e São Pedro de Moel, será por certo a maior onde eu já pedalei.

São mais de dezasseis quilómetros e meio, ligando estas duas freguesias do concelho da Marinha Grande, distrito de Leiria, em pleno Pinhal de Leiria.

Apesar de uma ou outra lomba que lhe dão um aspecto muito característico, chegando por várias vezes a dar a noção de que é interminável, também por ser uma recta que se perde no horizonte (ver foto), esta ciclovia coincidente, mas devidamente resguarda da Estrada Atlântica, tem um declive pouco acentuado mas quase sempre constante. Por acaso, a subida é a favor do vento, que normalmente nesta zona sopra sempre de Norte.

Por ser quase exclusivamente, no mesmo tipo de piso que a estrada para os veículos motores, é quase como se estivéssemos na berma desta. Mas de facto, não é isso que acontece, já que tal via além de bem sinalizada, mantém-se afastada por pinos protectores da via principal.

Conforme já tinha mencionado nas mensagens anteriores, referentes às ciclovias de Leiria, estes traçados foram recolhidos em plena prospecção que fiz à costa Portuguesa, inserida no "A Ver Água". Com o avançar, distrito a dentro em direcção a Sul, fui constatando que esta região está praticamente toda ligada por ciclovias, se exceptuarmos as passagens pelas zonas urbanizadas das localidades, onde não há tais infra-estruturas, numa extensão de mais de 50 quilómetros.



O Track :





As Fotos :


...Com a luz a ajudar, esta imagem é para recordar...
Assim, sempre a pedalar...
...Onde é que esta ciclovia vai terminar?



- Termina 16 km depois de começar.
Junto ao farol de São Pedro de Moel.
Aqui, acabado de passar.


R.A.


Sem comentários: