quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Praia de Vieira de Leiria - Foz do Arelho (A VER ÁGUA). Alternativa ao Caminho Português


Última etapa desta parcela de "A Ver Água", que realizei no início de Dezembro.
Depois de mais estes 72 quilómetros, ficaram a faltar cerca de 130 km's, para fechar este projecto de ligar o litoral português desde a Sé de Lisboa até Darque, passando pela Sé do Porto, e virando na Foz do Lima, em direcção a Ponte de Lima, usando um dos braços da Ecovia do Lima, para alcançar o Caminho Português até Santiago de Compostela.

- Aproveito para informar que tal ligação, entretanto, já está concluída, e será "postada" em breve.

Durante esta passagem pela costa do Distrito de Leiria, pude comprovar o desenvolvimento das estruturas ciclaveis, nomeadamente ciclovias e ecovias, que proliferam de forma bem organizada pelas estradas marginais deste pedaço do Oeste de Portugal.

Nesta passagem, onde pude apreciar algumas das mais interessantes vistas de Mar, desde que, em Caminha, e mais tarde em Ponte de Lima, iniciei esta marcação, de um possível traçado, que sirva como alternativa ao Caminho Português de Santiago, cruzei enumeras localidades, indubitavelmente associadas às famosas praias do Oeste.

Assim, de Norte para Sul, sentido em que desenvolvi esta parte do projecto, posso mencionar a passagem por; Praia da Vieira (início do dia), São Pedro de Moel, Praia da Pedra do Ouro, Vale de Paredes, Vale Furado, Légua, Nazaré, Casais do Salgada, Serra de Mangues, Pederneira ...e a fabulosa chegada a São Martinho do Porto (onde se pode apreciar a barra natural), Salir do Porto,
Algueirinhos (Vista privilegiada sobre a Berlenga), até atingirmos a Lagoa de Óbidos numa das suas "portas"; a Foz do Arelho.
São portanto motivos mais do que suficientes, para servirem de aliciante a esta jornada, que poderá ser cumprida em partes, ou num todo, sem que haja uma obrigatoriedade de seguir à risca as etapas propostas.
Aliás, aproveito para referir mais uma vez, que tal divisão, na sua maioria, tem a haver com os locais de pernoita, tendo para esse fim escolhido as localizações das Pousadas da Juventude, que, à falta de Albergues oficiais ...Relembro os Caminhos de Santiago... Servem na perfeição (coeficiente Qualidade/Preço) a grande maioria de habitues destas lides.

Para terminar este post, não posso deixar de referir que todos estes pedaços do "a Ver Água" (este, os anteriormente descritos, os que se seguirão...), terem a possibilidade de se cumprirem nos dois sentidos. Muitos deles foram marcados de Norte para Sul, mas o inverso também é exequível.



O Track :





As Fotos :

-Interminável!
... É este o adjectivo perfeito para esta parte da ciclovia, entre a Praia da Vieira e São Pedro de Moel. Como esta, há outras imagens que descrevem o que tenho dito nos posts das ciclovias de Leiria, onde a possibilidade de cruzar toda a costa desta região, está por muito pouco.



Depois da Nazaré e até à zona das praias de Casais do Salgada, a travessia é feita por campos de cultivo, separados do atlântico por pouco mais do que sebes e canaviais. É por lá que podemos regressar ao mais puro BTT (... Então no inverno...), aliciante para alguns, motivo de dificuldade para outros.



...Voltando um pouco atrás, não posso deixar passar em claro, esta imagem que se tem cá do alto, no sítio, antes da descida para a praia.




Praia de Casais do Salgada. - Pensativo... (...quem? - Eu! Ao mesmo tempo que contemplo o mar).



...Ups...
Pela esquerda ou pela direita??? - É uma questão de escolha. As dificuldades estão lá, e são incontornáveis...lololol



Vencidas tais arribas... Temos um bom prémio! - Ao fundo, nesta bela perspectiva da costa Oeste de Portugal, temos, abençoada por um cúmulo nebuloso, a graciosa; Nazaré.




- Imperdível!
A imagem, e a presença nesta terra; São Martinho do Porto...





....Vista de Pederneira, ainda tem mais dimensão, esta Barra natural, que defende um semi-circulo perfeito de praia.



...Mais belezas naturais do nosso país.
É assim, com esta frequência que elas nos surgem neste pedaço do "A Ver Água". Desta vez temos a ilha da Berlenga, que podemos visitar desde Peniche. (...E digo-vos que vale a pena...)




...Mais uma!
A Foz do Arelho, a Lagoa de Óbidos, a Praia e a localidade em si ...Já agora...

Em resumo: Toda esta parcela da Costa Portuguesa tem uma imensidão de motivos de interesse, que aconselho sem qualquer reserva...

...Boa Viagem e Boas pedaladas...


G.R.



Sem comentários: