segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ciclo / Ecovia Aveiro-Mira. (Aveiro, Coimbra)


Esta versão de mais de 27 km's da Ecovia do Mira, não corresponde na íntegra à descrita oficialmente, que podemos consultar no site “Ciclovia”, ou nos vários ligados à C. M. de Mira. Ao darmos um vista de olhos em tal informação podemos constatar a variedade de imagens e possibilidades de traçados que nos é oferecida pelas entidades que fomentaram tal infra-estrutura. Ficará por certo para breve, uma visita mais maturada a estes domínios da edilidade de Mira.

Em relação ao traçado que aqui vos apresento, que usa várias frentes da Ciclovia/Ecovia oficiais, foi-me “apresentado” quando caminhava rumo a Sul, junto à costa, numa das etapas de marcação do périplo “A Ver Água”.

Tal Ecovia foi por mim descoberta quando abandonava a Gafanha da Nazaré, com o objectivo de chegar à Praia de Mira. Entre esses dois pontos, cruzei variadíssimos locais de interesse, que este caminho ajuda a ligar. – Assim, e sempre com o Sul como azimute, passei por: - Praia da Costa Nova, Praia da Vagueira (sempre a contornar a Ria de Aveiro, na sua península Sul), até que atravessei a Ria para Este, em direcção à Gafanha do Areão, onde cruzei a linha de fronteira entre os distritos de Aveiro e Coimbra. Daí, e usando a estrada municipal número 591, continuei junto à via ciclistica e pedestre, onde por vezes, há algumas interrupções no piso e sinalização, continuando novamente após um espaço.

Na rua Dr. Manuel Estrela, abandonei temporariamente a ciclovia, para procurar trajectos mais próximos da costa, dando entrada na Praia de Mira, via Norte, pela Rua Vasco da Gama.
Neste caminho, algumas vezes coincidente com as ciclovias e ecovias de Mira transitei sempre em zonas costeiras dos distritos de Aveiro e de Coimbra.

Devo deixar aqui mencionado, que o trajecto percorrido, é apenas um dos sentidos desta Ecovia de Mira, podendo os interessados, usar uma outra hipótese paralela para o regresso a Aveiro.

Para um apanhado mais completo, ficou-me a faltar a passadeira das Lagoas, já que tive oportunidade de fazer uma boa parte da ciclovia dos Moinhos, quando, na manhã seguinte, saí de Mira em direcção á Praia de Vieira de Leiria.


O Track :





As Fotos :

Aspecto da Via ciclística e pedestre, perto da Gafanha do Areão.


Passagem da ciclovia, logo a seguir à ponte da Barra, a caminho da Costa Nova.

R.A.

Sem comentários: