quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Mais cidadania..."Nós" e a Europa.


A questão que o Ricardo lançou há dois ou três post’s atrás, é de veras pertinente.
Será realmente uma das causas da inércia no incentivo ao uso das bicicletas e consequentemente o não incluir destas nos benefícios fiscais, o facto do Estado através dos impostos, aliado aos interesses petrolíferos, arrecadar largos milhões de euros. Será?
- Já para não falarmos dos Grandes Grupos Lobbielizados, será? Mesmo?
Vamos crer que não.
Indesmentíveis, serão os factos.
- E factos são:
A mentalidade dos países civilizados da Europa central e do norte, onde apesar de enormes obstáculos naturais, toda, sim; Toda a gente faz da bicicleta um meio de transporte privilegiado. Se não acreditam (ou mesmo se já ouviram falar, mas…), vejam. Eu próprio o pude comprovar por diversas vezes, sempre que me desloco a tais paragens, seja por motivos pessoais ou profissionais, é um dos meus interesses, o levantamento de tais “FACTOS”.
Então é assim:
Planeta Terra; Europa (nós também somos deste, não somos?); Suécia; Estocolmo.

O Carteiro trabalha, de Bicicleta.

Há condições para circular, de Bicicleta.


Aqui, tens onde estacionar, a Bicicleta.


Não tens uma (és turista?) ou estás condicionado porque moras longe e vens de transportes. Não faz mal, a edilidade cede-te uma, Bicicleta.

Estão cinco graus centígrados, mas, TODA A GENTE anda de BICICLETA!

Planeta terra; Europa (nã, Nós? …Só se for em Aveiro); França; Paris. Tá certo… É um turista consciente.

Planeta terra; Europa (Vamos acordar?); Alemanha; Heilbronn. A oferta é tal que, até na Alemanha vou trabalhar de Bicicleta.

Planeta terra; Europa (o.k. já chega, não é este o nosso continente); Finlândia; Kuopio. Frio? Aqui nem faz frio…LOL. Mais uma vez vai-se de quê? …De Bicicleta!

Planeta terra; Europa (será mesmo neste?); Suíça; Basileia. O parque de estacionamento para Bicicletas…

…De uma das estações de comboios, “só tem” dois pisos e, leva uns milhares de Bicicletas.

Esta então, é um espectáculo. Trata-se de um cruzamento de pistas de ciclismo, internacional. Passo a explicar: - Estamos na fronteira “dos três reinos”; França, Alemanha e suíça, entre Basel, Lorrach e Molhouse e as setas indicam todas essas possibilidades e as bifurcações com futuros cruzamentos de outras tantas vias ciciáveis, às quais se perde a conta e o rumo, tal é a oferta.

Mais possibilidades para dar uso aos pedais (…E outros que tais). Colónia, Alemanha.

É preciso ser-se imaginativo… Três rodas eléctrico. Algures na Suíça.

Curiosidade:
- Todas estas fotos são tiradas por mim, muitas vezes com o telemóvel. Não fui à Net buscar (bem, se fosse… não havia espaço neste Blog).
Em Portugal, tirando pouquíssimas excepções, de que Aveiro é um exemplo, estamos no caminho oposto (a nossa EUROPA, é outra. É aquela que está toda em crise. Aí sim, somos EUROPA!). Por cá, desmotiva-se e destrói-se.














Estes dois ilustres turistas em BUGAS sentados, começaram algures por aqui (Aveiro, 3 de Abril de 2004) a aventura que “hoje” vamos contando neste Blog.


















Saudações pedalovelocipédicas.

2 comentários:

mlucas disse...

obrigada pela reportagem. Gostei imenso! Sabes, na minha escola há estacionadores (não sei o nome...são aqueles com espacinhos para enfiar a roda.) de biclas, mas os putos não usam. Quem leva bicicleta, normalmente é para fazer cavalinhos na estrada, corridas no meio dos carros, etc, nunca é visto como um meio de transporte a sério.

João Galvão e Ricardo Rosa disse...

Mais uma vez obrigado pelos teus comentários.
Quanto ao tema… Contamos contigo como pedagoga, e já agora com os teus colegas, para começarmos paulatinamente a mudar essas mentalidades.
“Nós” temos consciência, que o espírito em causa só se consegue incutir em “jovens menos jovens”. Os “teus” jovens querem é “garraiada”. Estamos limitados pelas mentalidades dos pais deles, mas temos o dever moral e cívico de tentar… Concordas?
Certo é que, nos países referenciados no post nem tudo é perfeito, como sabes, apesar de “alguns” miúdos irem ordeiramente para a escola de Bicicleta, depois, (e normalmente) mais tarde apresentam outros problemas. Enfim, é complicado…
É um tema COMPLEXO e que nos levaria a um debate maturado ou, a uma conferência internacional (quem sabe um dia)
P.S. – O Estacionamento para Bicicletas chama-se… BICICLETÁRIO. Também há quem lhe chame PARACICLO. E há ainda quem diga que um bicecletário é um paraciclo grande, para mais de vinte Bicicletas. Agora pergunto a “atalho-de-foiçe”: - Como é que se apelidará o parque de estacionamento de Basel que reportei no post? – Proponho CILOCICLO! …LOL…