sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Aos poucos, vamos lá!

Modéstia à parte sinto-me co-responsável (eu e o Ricardo), pela embrionária mudança de atitude que os cidadãos com plenos poderes nas decisões camarárias andam a tomar
Já tinha ouvido qualquer coisa, mas ontem li mais um artigo acerca do tema.
É que finalmente alguém se lembrou de incentivar o uso da bicicleta nesta stressante cidade através da construção/melhoramento das ciclovias de Lisboa.
São parcas e não nos levam por aí além. Mas segundo o projecto que querem desenvolver, passaram a interligar as zonas planas de Lisboa, incrementando até ao verão, mais 33 km´s de tapetes vermelhos (hum, não acredito. …demagogia), mas não interessa, o que conta é a intenção.
Segundo os homens pensantes, “dois terços da cidade vão ficar ligados com ciclovias”. No fundo, é tentar que os alfacinhas andem de bicicleta sem se cansarem muito, aproveitando os cerca de 90% de área plana da cidade.
Ficaram surpresos? – Também eu! Mas parece que as colinas desta cidade, as ditas sete, só representam uns módicos 10% do relevo.
Segundo o mesmo artigo, vão FINALMENTE fazer as “démarches” necessárias para criar uma rede de bicicletas de aluguer. Sistema já vigente “hákanos” em qualquer cidade europeia de média escala. Não há capital de união europeia que se preze, que não tenha um circuito de bicicletas de aluguer, algumas delas através de caução, e uma compatível rede de ciclovias, para com elas se poder circular de forma segura.
Já para não falar, que muitas das profissões mais típicas de desenvolvem através do meio de transporte que nos trás aqui. Os carteiros, os padeiros, os paquetes, e muitos mais, exercem as suas actividades em cima de duas rodas sem motor.
- É verdade, porque eu tenho visto. E não me venham falar em dificuldades, porque há solução para tudo (excepto, aquela coisa que vocês sabem).
Com estas noticias, e pegando na parte da “modéstia”, digo-vos que me sinto um pequeno herói com o ego em cima. Então? afinal sempre temos razão, os “homens” querem dinamizar o uso da bicicleta na minha cidade… O.K. Era só para saber!
Assim, não estamos isolados no “mundo”. Nós que andamos incondicionalmente, apesar do clima ou do relevo. Sinto-me bem, estou orgulhoso de mim…LOL
P.S.- Tudo isto é realmente muito interessante, só espero que as medidas dos que podem, não sejam uma vez mais palavras vãs, e que depois das eleições ninguém se volte a lembrar de tal iniciativa. A ver vamos…
Só para que conste, “aqui” p’lo Monsanto, estão a desenvolver umas tímidas obras de conclusão da pista externa de velocípedes, que vai da Serafina até Pinamanique.
VOU ESTAR MUITO ATENTO.
FAÇAM O MESMO, PARA O BEM DE TODOS!

Sem comentários: