sábado, 14 de fevereiro de 2009

Quietudes Inquietantes

Sabendo nós que a crise está patente em quase todos os lados da sociedade, eu não poderia deixar de levantar a "lebre" depois do que ouvi dizer em relação aos fabricantes de bicicletas.
Qual não é o meu espanto, que depois de existirem petições no sentido de que o governo tomasse medidas, por forma a que as bicicletas fossem consideradas como veiculo que protege o ambiente e consequentemente não poluente, medidas essas que passavam por baixar a carga fiscal, como incentivo a que os cidadãos mudassem de hábitos e assim começassem a pedalar mais e a deixar mais as respectivas viaturas em casa.
Poupando assim umas toneladas diárias de emissões de CO2 para o ambiente. O que não tinha pensado, é que uma das maiores fontes de rendimento para o estado é precisamente os impostos que incidem sobre os combustiveis.
Será que andar de bicicleta no dia-dia, o estado consegue encaixar alguns impostos, por forma a fazer face, ao que encaixaria se as pessoas continuassem a andar de carro?
Portanto, depois de fazer este exercicio de comparação, creio que nunca o governo irá dar qualquer que seja o incentivo para que se mude os hábitos que estão enraizados nas populações, não só das grandes cidades como dos seus suburbios, sim, porque a grande maioria dos consumidores de combustiveis moram fora das cidades, utiliza as viaturas próprias no dia-dia para se deslocar para as mesmas.
Ouvi um qualquer rumor de que os fabricantes nacionais de bicicletas iriam pedir ao governo que baixasse a carga fiscal que incide sobre o produto que fabricam, será, que eles ao aproveitarem a maré que se está a tentar instalar, pedindo para que as "bikes" tenham alguma redução de preços para os consumidores finais,por forma a incentivar e a sensibilizar o cidadão em geral, que todos temos o dever de não poluir, ou tentam mais uma daquelas jogadas que estão tanto em voga, que é reduzir custos de produção a qualquer preço?
Não sei, mas cá estaremos para ver quais os desenvolvimentos que isto vai dar!
Espero que as minhas desconfianças não venham a concretizar-se!
E agora que aqui deixei mais uma das minhas inquietações, quero desejar a todos Boas Padaladas e Muita Saúdinha da Boa!

Sem comentários: