sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ciclovias de Lisboa - Maior hipótese de progressão em ciclovias, de forma continuada em Nov. de 2013



Com a construção da ciclovia da Avenida Infante Dom Henrique, que se prolonga entre a zona Sul do Parque Expo, armazém 22, e a Estação de Caminhos de Ferro de Santa Apolónia, projecto esse, composto por um misto de marcações pintadas no chão na zona portuária, e por uma ciclovia implantada na antiga faixa de BUS da Av. Infante D. Henrique, ficou possibilitada a circulação de forma continuada por entre ciclovias e marcações para trânsito bicicletas, num troço de cerca de 25 quilómetros, o que é, pode dizer-se, um distância significativa.

Usando Ciclovias e marcações na estrada, para progressão de bicicletas em Lisboa. Começo no Arco do Cego, ciclovia da Duque D´Ávila, Rua Nicolau Bettencourt, Praça de Espanha, Campolide, Monsanto, Mata de São Domingos, Fonte Nova, Colombo, Luz, Telheiras, Campo Grande, Avenida do Brasil, Rotunda do Aeroporto, Olivais, Parque Vale do Silêncio, Oriente, Expo Sul, Avenida Infante D. Henrique e Santa Apolónia.

Aproveitando ESTA volta de prospecção, gravada no Wikiloc, fechei o trajecto de que vos falo, e que poderá ficar clarificado através desta "montagem fotográfica" de um imagem de satélite do Google Earth:


Temos assim, e ordenando o percurso desde o ícone redondo, com a bicicleta, no sentido dos ponteiros do relógio, as seguintes ciclovias: - A vermelho, a cicovia da Av. Duque de Àvila; A rosa, a ciclovia da Rua Nicolau Bettencourt - Praça de Espanha - Av. Gulbenkian - Jardim da Polícia Municipal em Campolide (acesso por escadas com calha para bicicletas) - Serafina; A azul, a ciclovia que contorna o Parque Florestal de Monsanto, desde a rotunda da Serafina até à rotunda de Pina Manique, pela radial de Benfica, e que no caso desta ligação, abandonamos após a ponte ciclavel sobre os Pupilos, em São Domingos de Benfica, para apanhar, via Mata de São Domingos; A Azul claro (cyan), a ponte pedonal/ciclavel que liga Monsanto à Estrada de Benfica, e a ciclovia que se estende por: - Fonte Nova - Colombo - Luz - Telheiras - Campo Grande e Entre Campos, mas que deixamos na Alameda da Cidade Universitária; Para iniciar, a verde, a ciclovia da Av. do Brasil - Chelas - Olivais - Av. de Berlim - Gare do Oriente; A amarelo, seguimos as marcações redondas metálicas na antiga Expo 98, até à nova ciclovia que nos leva até à Estação de Santa Apolónia; A azul escuro.


Estas ciclovias, e muitas outras de Lisboa estarão escalpelizadas aqui neste blog, num post a apresentar brevemente.

A imagem produzida em 3D desde um ficheiro de Google Earth faz-nos crer que estamos no bom caminho, e que a breve trecho estaremos muito bem servidos de vias para bicicletas na cidade de Lisboa:




Outra perspectiva das mesmas ciclovias:





...Por certo uma das ciclovias de Lisboa com maior uso por parte dos cidadãos ciclistas desta cidade. 
Ciclovia da Avenida Duque D'Ávila, entre o Jardim do Arco Cego e a Rua Marquês Sá da Bandeira.




...Nesta segunda prospecção, que aconteceu em modo nocturno, tive oportunidade de passar neste novo troço de ciclovia que vem desde Telheiras e se estende até Entre-Campos, naquela que será uma das mais antigas da cidade. 
Este novo pedaço a que me refiro, enquadra-se na zona ajardinada que podemos ver nas imediações da nova sede da ZON, em frente ao Estádio Alvalade XXI, e nas proximidades do Metro de Campo Grande.




Aspecto da nova ciclovia da Avenida Infante Dom Henrique. Infra-estrutura implementada na antiga faixa do BUS. Esta parcela faz parte de uma ciclovia maior que, em conjunto com algumas marcações no asfalto, nos dá a possibilidade de circular, em circuito demarcado, desde a zona Sul do Parque Expo, até à Estação de Santa Apolónia.




...No seguimento da ciclovia antes descrita, temos uma zona de alguma complexidade técnica, já que usa uma faixa comum aos carros, de sentido único, mas que para as bicicletas possibilita a circulação nos dois sentidos.
Não havendo, por certo, muitas outras possíveis soluções, sou obrigado a concordar com a hipótese que nos é apresentada. Embora a circulação no sentido de Santa Apolónia seja um pouco estreita.



Para muito breve a foto-reportagem das obras da nova ponte "galp" sobre a 2ª Circulas e das ciclovias adjacentes:




GR e RA

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