sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Ciclovias de Almada (Cacilhas-Parque da Paz-Cacilhas) Setúbal



Este track representa o somatório das duas possibilidades de progressão nesta zona. Uma de ida e outra de volta, com marcações distintas. Insere-se numa prospecção mais alargada que fiz no final do ano de 2013, pelas ciclovias periféricas de Lisboa. Ciclovia com cerca de dois mil e oitocentos metros, que pode ser usada de forma dupla, isto é, temos um traçado que circula desde a zona fluvial do Tejo, em Cacilhas, precisamente à saída dos Cacilheiros, no Largo Alfredo Dinis, e que se estende até ao interior do Parque da Paz, e outra hipótese simétrica, com poucas partes comuns à anterior. Este traçado duplo tem início precisamente no Largo dos Cacilheiros, em Cacilhas, e estende-se pela Avenida Aliança Povo - M.F.A. (primeiro no parque de estacionamento e depois numa faixa lateral exclusiva para as bicicletas), e prolonga-se pela Avenida António José Gomes e Largo 5 de Outubro, onde começa a ser comum com a circulação pedonal. Na Estrada Brejo, volta a ter uma zona de circulação exclusiva. Antes de interiorizar com o Parque da Paz, ainda passa por uma zona de sinalização luminosa para atravessar o final do IC 20.

O regresso desde o Parque da Paz (rotunda do centro Sul), até ao Cais de embarque dos cacilheiros, faz-se por marcações paralelas às do percurso inverso.

Atenção: Na zona da Piedade a circulação é comum a carros, e com vários cruzamentos com zonas pedonais.













Este dia de prospeção não terminaria sem ter passado pela loja de bicicletas das Docas de Lisboa, a SLOWFAST CYCLES, onde tive o privilégio de conhecer um dos ícones, e expoente máximo da interação entre Bicicletas e Cidadania. 
- Falo-vos de José Manuel Caetano, Presidente da direção da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).


Também contemplados nesta prospecção, apresentados proximamente, teremos alguns dos novos troços de ciclovia da Cidade de Lisboa, nomeadamente;
- As novas marcações entre a Gare do Oriente e Santa Apolónia, as da Avenida da Liberdade e a Ciclovia da Rotunda do marquês de Pombal.


GR e RA

Sem comentários: