Este track representa o somatório das duas possibilidades de progressão nesta zona. Uma de ida e outra de volta, com marcações distintas.
Insere-se numa prospecção mais alargada que fiz no final do ano de 2013, pelas ciclovias periféricas de Lisboa.
Ciclovia com cerca de dois mil e oitocentos metros, que pode ser usada de forma dupla, isto é, temos um traçado que circula desde a zona fluvial do Tejo, em Cacilhas, precisamente à saída dos Cacilheiros, no Largo Alfredo Dinis, e que se estende até ao interior do Parque da Paz, e outra hipótese simétrica, com poucas partes comuns à anterior.
Este traçado duplo tem início precisamente no Largo dos Cacilheiros, em Cacilhas, e estende-se pela Avenida Aliança Povo - M.F.A. (primeiro no parque de estacionamento e depois numa faixa lateral exclusiva para as bicicletas), e prolonga-se pela Avenida António José Gomes e Largo 5 de Outubro, onde começa a ser comum com a circulação pedonal. Na Estrada Brejo, volta a ter uma zona de circulação exclusiva.
Antes de interiorizar com o Parque da Paz, ainda passa por uma zona de sinalização luminosa para atravessar o final do IC 20.
O regresso desde o Parque da Paz (rotunda do centro Sul), até ao Cais de embarque dos cacilheiros, faz-se por marcações paralelas às do percurso inverso.
Atenção: Na zona da Piedade a circulação é comum a carros, e com vários cruzamentos com zonas pedonais.
Este
dia de prospeção não terminaria sem ter passado pela loja de bicicletas das
Docas de Lisboa, a SLOWFAST CYCLES, onde
tive o privilégio de conhecer um dos ícones, e expoente máximo da interação
entre Bicicletas e Cidadania.
- Falo-vos de José Manuel Caetano, Presidente da direção
da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).
Também contemplados nesta prospecção, apresentados proximamente, teremos alguns dos novos troços de ciclovia da Cidade de Lisboa, nomeadamente;
- As novas marcações entre a Gare do Oriente e Santa Apolónia, as da Avenida da Liberdade e a Ciclovia da Rotunda do marquês de Pombal.
GR e RA
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