quarta-feira, 4 de maio de 2011

Apesar da chuva… Deu para alargar o perímetro da volta


Mesmo com a continuação deste tempo instável, que por vezes cobre totalmente o céu de nuvens, tenho conseguido prosseguir com o meu treino em estrada, e com isso, continuar a descobrir novos traçados dentro do distrito de Lisboa.

Nesta volta de 115 quilómetros, em vez de atravessar Monsanto e tomar medidas para a Marginal em Algés, encetei a minha volta no sentido oposto. Segui para Este, desde Benfica, e só tomei contacto com o rio Tejo junto à ponte Vasco da Gama, em plena zona da Expo. Daí sim, contornando toda a margem pelas avenidas; Infante D Henrique, 24 de Julho, da Índia e Brasília, atingi a N6 – a célebre Marginal – até Cascais. Depois, e contrariamente ao que tinha inicialmente em mente, já que contava subir até São Pedro de Sintra, via Estoril, aproveitei as Ganas, e só iniciei a escalada à Serra de Sintra, no Guincho. Prosseguindo pela N247, uma das estradas mais espectaculares do nosso litoral. - Em 100 km, leva-nos desde Cascais até Peniche - (projecto para um futuro breve). Passando a Malveira da Serra, o Cabo da Roca, Colares e Sintra, iniciei o meu regresso, usando a passagem por algumas estradas mais esquecidas e pelas quais já não circulava à muito. Foi assim que voltei a Lourel, Algueirão, Mira Sintra, Meleças, Venda Seca, Belas (paragem obrigatória para um “Fofo de Belas” e uma Ginjinha (… Com elas, a condizer…), Queluz e Amadora.

Com esta voltinha consegui tocar vários concelhos de Lisboa. Se bem me lembro; Lisboa, Oeiras, Cascais, Sintra e Amadora. Quanto a Freguesias, em Lisboa foram: - Benfica, São Domingos de Benfica, Campo Grande, São João de Brito, Santa Maria dos Olivais, Marvila, Beato, São João, Santa Engrácia, São Vicente de Fora, Santo Estêvão, Sé, Madalena, São Nicolau, São Paulo, Santos – o - Velho, Prazeres, Alcântara e Santa Maria de Belém. Em Oeiras: - Algés, Cruz Quebrada – Dafundo, Caxias, Paço de Arcos e Oeiras e São Julião da Barra. Em Cascais: - Carcavelos, Parede, Estoril, Cascais e Alcabideche. Em Sintra: - Colares, São Martinho, Santa Maria e São Miguel, Algueirão – Mem Martins, Belas, Mira Sintra, Agualva, Monte Abraão e Queluz. E finalmente na Amadora: - Mina, Falagueira, Venda Nova e Damaia.




Atividade: ciclismo
próximo a Damaia, Lisboa (Portugal)
Extensão da trilha: 113,89 quilômetros
Elevação mín: 0 metros, máx: 257 metros
Altura acum. subida: 1.138 metros, descida: 1.149 metros
Grau de dificuldade: Moderado
Data: Maio 04, 2011
Altimetria:



GR

Sem comentários: