quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Várias voltas de estrada pelo Distrito de Vila Real, com o EPICENTRO EM CHAVES


Este "post" vem no seguimento da publicação de algumas das voltas antigas, que fiz durante um intervalo temporal compreendido entre os anos de 2004 e 05 - Eventualmente também em 2006 - Quando, ou por viagens familiares, mas essencialmente profissionais, e tendo a hipótese de me fazer deslocar em bicicleta (ou pelo menos que a levassem nas camionetas de carga), aproveitava para fazer longas voltas pelo país (em algumas, cheguei mesmo a pisar o de nuestros hermanos). Foi assim que encetei uma (Já) longa e profícua prospecção pelas raízes mais profundas do nosso Portugal pequenino, tentando - Algumas vezes com algum sucesso - Conhecer e compreender a sociologia das gentes e a razão das culturas e dos costumes.
O que os meus olhos têm visto e a minha memória guardado, já seria mais do que suficiente para pintar um mapa deste país, com menção a Serras, Rios, Regiões, Lendas...etc, etc... - Mas, e como muito bem sabemos; - Por muito que se conheça, acaba por não se conhecer quase nada.
...E lá vem o... - "Só sei que nada sei." (Sócrates)

Depois de ter aqui deixado uma volta pela Serra da Estrela, uma para Évora, em que me desloquei até ao local onde ia trabalhar, em bicicleta, desde a residência, e uma na península de Tróia e zonas adjacentes (um dos locais por mim usados quando em férias, a par de Chaves, que irei descrever neste "post"), tentarei, ao longo dos próximos tempos, transcrever para este blog, muitas das outras voltas que tenho arquivadas nos sites de tracks gps.



FOTOGRAFIA DE SATÉLITE CONSTRUÍDA NO GOOGLE EARTH, 
com as voltas desta região:



Para melhor compreensão desta Flor, em que Chaves é a estigma, e as voltas as pétalas, aqui fica uma individualização das mesmas:


    1. ALDEIAS DA RAIA



Saída de Chaves pelas margens do Tâmega, em direcção a Norte, até Vila Verde da Raia. Passagem por Monforte, Águas frias, Paradela, Mairos, entrada em Espanha; - Vilarello, Feces de Cima, Mandim, Rabal, novamente território português; - Vilarelho da Raia, Cambedo, Agrela, Ervededo, Seara e Chaves. 
Cerca de 75 km, com mais de 1750 mt de acumulado. 



    2. MONTALEGRE



Saída de Chaves para Norte, em direcção a São Caetano. Passagem por Soutelinho da Raia, visita a Vilar de Perdizes e Montalegre. Regresso pela vertente a Sul, via; - Medeiros da Chã, São Vicente, EN 103, Rio e barragem de Rabagão, Sapiãos, Casas Novas, Curalha, e ao longo do Tâmega até chaves.
Cerca de 85 km, com 1500 de acumulado.



    3. SANTA VALHA



Saída de Chaves por Sudeste, em direcção a Nantes. Pela EN 213 passa em São Lourenço, São Julião, Barracão, Sá e Vilarandelo. Visita a Santa Valha. O regresso a Chaves efectua-se via M 544. Passagem em: -  Pardelinha, Monte de Arcas, Tinhela, Oucidres, Avelelas e Assureiras, onde se inicia a descida para Chaves, passando em Faiões. 
Volta com cerca de 60 km e 1300 mt de acumulado.



    4. SERRAS A SUL DE CHAVES



Saída de Chaves em direcção a Sul, ao Aeródromo e a Vilar de Nantes. Subida por Ezei, Lagarelhos e São Tiago, até ao ponto mais alto desta volta, em Maços, Carvela e Paranhos, a quase 900 mt de altitude. Passagem por Quintela, Barracão, Mosteiro de Cima, e de baixo. Descida para chaves via São Lourenço e Nantes.
Volta com cerca de 38 quilómetros e 800 mt de acumulado.



   5. VERIN E MONTERREI


(Foto direccionada a Este, para melhor aproveitamento espacial)


Toda a volta é uma viagem pelas margens do Rio Tâmega, a saída de Chaves, em direcção a montante (Norte), progride pela margem esquerda, enquanto que o regresso após Verin e a escalada ao castelo de Monterrei se realiza para jusante, pela Margem direita.
Inicio pela veiga do Rio, passando por Vila Verde de Raia, Espanha; - Feces de Abaixo, Tamaguelos. Depois o regresso dá-se por Oimbra, San Cibrao e Rabal, antes da reentrada em portugal, por Vilarinho da Raia, Vila Meã e Outeiro Seco.
Volta com cerca de 65 km e 500 mt de acumulado.



    6. VIDAGO E BOTICAS



Saída de Chaves por Sul, por Izei, Peto de Lagarelhos; Ventozelos, descida até Vidago e subida para Boticas, com passagem pelo Tâmega e por Pinho. Após Boticas, apanha a EN 312 por Sapiãos, e a EN 103 por Nicho, Casas Novas e Curalha. 
Volta com cerca de 60 km e 1200 mt de acumulado.



GR

Sem comentários: