quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Ecopista do Sabor (Torre de Moncorvo - Carviçais)



Parte feita, com cerca de vinte e cinco quilómetros, de uma Ecopista, que depois de totalmente concluída poderá ter mais de cem, e tornar-se na maior ecopista das que a CP/Refer, juntamente com as autarquias, têm vindo a disponibilizar para uso das bicicletas, e de outros meios de lazer. 

Para já (na altura da prospecção, em Dezembro de 2013) este trajecto - Ecopista do Sabor - que num futuro, espera-se que não muito longínquo, irá desde o Pocinho (bifurcação com a Linha do Douro), até Duas Igrejas, em Miranda do Douro, ao longo de toda a antiga linha do sabor, só está marcado e arranjado desde Torre de Moncorvo, até à povoação de Carviçais. Quase sempre em paralelo à Estrada Nacional 220 e com passagem pelas antigas estações de Torre de Moncorvo, Larinho, Carvalhal e Carviçais.

Ecopista do sabor no CICLOVIA

Ecopista do sabor no Blog 100Atalhos






Algumas Fotografias no Picasa:


Esquema da implantação da Ecopista e da sua localização geográfica. 




Antiga estação de Torre de Moncorvo, da antiga linha do Sabor.




Identificação da Estação, agora restaurada.




Aspecto geral desta infra-estrutura, onde podemos circular com bicicletas de btt, sem a presença das linhas e das travessas que outrora constituíram a linha férrea.




Separadores de segurança, presentes nesta Ecopista, sempre que a mesma se cruza com uma estrada.




Pequeno troço a Oeste de Torre de Moncorvo, que servirá para fazer a ligação até ao início real da antiga linha, prolongando esta Ecopista até ao Pocinho, na bifurcação com a Linha do Douro.



G.R. e R.A.