terça-feira, 25 de outubro de 2011

Caria Covilhã Torre Manteigas Guarda - Antigas Voltas p'lo país (entre 2004 e 2005)


Com o intuito de deixar registadas e arquivadas aqui pelo blog, estas voltas, que efectuei entre os anos de 2004/05 e eventualmente 2006, serão postadas ao ritmo do possível, tendo como base algumas fotografias que captei nas mesmas e os tracks que pacientemente fui construindo no googlearth e no Wikiloc.

Estas voltas/passeios foram realizadas com a minha velha Touring - à pouco descrita - e normalmente aconteciam nos períodos de folga, ou na ida desde casa até ao local de trabalho das deslocações em serviço, que fiz um pouco por todo o país.

Como na altura não dispunha da ajuda dos gps, a grande maioria destes trajectos foram cumpridos por estradas. Na sua grande maioria secundárias, mas também as há nacionais, regionais e agrícolas.


No que se refere a esta volta em particular, aconteceu em meados de 2005, numa deslocação que efectuei à Guarda. Aliei a vontade de andar de bina e conhecer novos trajectos e terras, com o icon da subida à Torre da Serra da Estrela - Ponto mais alto de Portugal continental.

Assim, apanhando o comboio (...será que ainda existe?) na estação da Guarda e descendo em Caria - lembro-me que foi numa auto-motora regional, que permitiu ir com a bicicleta montada) - iniciei a subida até à torre, via Covilhã e Penhas da Saúde. Depois de atingir o cume, desci por Manteigas e iniciei o regresso até à Guarda.




Caria - Covilhã - Torre (Serra da Estrela 1993 mt) - Manteigas - Guarda



Atividade: ciclismo
próximo a Caria, Castelo Branco (Portugal)
Extensão da trilha: 105,6 quilômetros
Elevação mín: 415 metros, máx: 1.993 metros
Altura acum. subida: 3.083 metros, descida: 2.704 metros
Grau de dificuldade: skill Difícil
Data: Março 09, 2011
Termina no ponto de partida (circular): Não
Coordenadas: 1836
© nés Todos os direitos reservados



...Constato agora, pela frieza dos números (especialmente o acumulado de ascensão) que esta terá sido umas das voltas mais duras que efectuei neste período, e com a minha velha bicicleta.


Algumas Fotos :



...Lembro-me que, além do inevitável esforço e dificuldade do relevo, ao qual tinha que juntar o incontornável peso da bicicleta em questão, neste dia, estava um calor insuportável...




... Uma pausa para descansar. Antes da curva do sanatório. Com Covilhã lá em baixo...




... Não é foto-montagem. - É sim, o deslumbramento de que via neve pela segunda vez na vida. Mesmo que fosse pouca, ainda deu para matar saudades...




... Já lá em cima, a 1993 mt de altitude, no ponto mais alto de Portugal Continental. Antes de iniciar a descida para Manteigas.


GR

Sem comentários: