terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Lisboa - Serra de Montejunto - Torres Vedras - Montachique - Loures - Lisboa, em Estrada


"Situada na sequência do alinhamento montanhoso do maciço calcário da Estremadura, a Serra de Montejunto oferece um curioso contraste paisagístico e climatérico. A oeste, envoltas pelo azul do mar encontram-se as ilhas das Berlengas e a noroeste, o Sítio da Nazaré, a sul o "cinza" das cristas da Serra de Sintra e para sudeste os campos verdes das Lezírias do Tejo e dos "Olivais de Santarém".

VOLTA DE ESTRADA COM SERRA DE MONTEJUNTO

Desde à muito por fazer, este track, sai de Benfica e cruza Lisboa por: - Rua da Venezuela, Calhariz de Benfica, Avenida Lusíada, Alameda da Cidade Universitária, Campo Grande, Avenida do Brasil, Olivais, Avenida de Berlim e Moscavide, faz a Expo até Sacavém, entrando depois na EN 10. Passa por Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa, Alverca, Alhandra e Vila Franca de Xira. Na EN 1, progride por Castanheira do Ribatejo, Carregado, Cheganças e Ota. O Inicio da subida até ao alto da Serra de Montejunto acontece por Abrigada. 
O regresso aponta para Torres Vedras, passando por Vila Verde dos Francos, Rodeio, Aldeia Grande, Maxial, Ermigeira e Sarge. Depois toma a EN 9, a EN 248 e a R 347 para Lisboa. Até Lá, passa por Runa, Caxaria, Ribaldeira, Dois Portos, Feliteira, Gozundeira, Malgas, Perna de Pau, Espregueiras, Milharado, Póvoa da Galega, Vale de São Gião, sobe a Cabeço de Montachique e desce para Loures. Antes de Chegar à Damaia/Benfica ainda cruza Odivelas e sobe à Pontinha.

Foram cerca de 155 km's, com mais de 2000 metros de acumulado ascensional.








...Numa das encostas da Serra, já a caminho do topo, nas antenas, pode-se ter uma visão alargada da vertente Norte/Noroeste, e de uma imagem curiosa - Não sei até que ponto, não estará associada ao facto de haver um quartel nas imediações - A existência de um mastro com uma Bandeira Nacional, no alto de um penhasco...




... Logo a seguir e rodando a nossa perspectiva um pouco, podemos ver, a Oeste, a localidade de Pragança...





...Já lá no cimo, a mais de 660 mt de altitude, podemos avistar algumas antigas construções, agora em ruínas, que datam do Século XII. 
- É assim com este maciço, do que terá sido um convento dominicano...





...Também podemos visitar a Ermida de Nossa Senhora das Neves, ponto mais alto do distrito de Lisboa, com 666 metros, e avistar algumas das antenas que servem toda esta região da Estremadura de Portugal.


GR

Sem comentários: