quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O OBJECTIVO para este ano é a TRANSPIRINAICA!

Foto com vista aérea da cordilheira em causa, Em cima temos o Mar Mediterrâneo e em baixo o Golfo de Biscaia. O lado da neve é o francês


Track da Transpirinaica (espanhola) de Zinaztli no Wikiloc
São cerca de 1050 km's e mais de 25 mil metros de acumulado, divididos por 15 /16 etapas de alta montanha.
Aí é!? Então vamos lá… Mãos à obra!

Há que programar e basear a época em prol do seu objectivo primordial. Para isso delineei um plano de treinos faseado, do qual vou por aqui expor a primeira etapa. Para um futuro breve deixarei as restantes…
O plano que vou apresentar e tentar seguir, longe de fazer cumprir todas aquelas tabelas rigorosas a que estamos acostumados nos livros mais técnicos da especialidade, tentará isso sim, alguns dos objectivos que tracei como fulcrais para a Jornada em causa.
Desses factores, saliento: - Perder 3 ou 4 quilos de peso (neste momento estou com 85/86); Ganhar alguma massa muscular, de forma a resistir às dificuldades extras que vou encontrar em plenos Pirenéus: - Longas distâncias, Altos acumulados, muitas horas de pedal e poucas de sono… Sabe-se lá em que condições; já para não falar das temperaturas, que passarão muito provavelmente dos 30/35 durante o dia para os 10/15 pela noite; E essencialmente para me sentir bem, além da vontade, que não pode esmorecer. Estamos a falar de um grande OBJECTIVO, quiçá o maior, quando é de BTT que falamos.

Tal plano de treinos contempla algumas fases. Mas em nenhuma delas seguirei um rigor suíço. Esta primeira, terá o final num período muito complexo, por coincidir com as festividades do período natalício. Para tal, e atendendo aos consecutivos convites para almoços e jantaradas de Natal, a que normalmente não pudemos nem queremos dar parte fraca, apenas tenho um desejo. – Não ganhar peso, nem acrescentar mais massa gorda supérflua, além da que já possuo.
Só quero mesmo conseguir chegar a Janeiro e estar em condições mínimas para abordar a segunda parte da época de treinos.

Para já, comecei a fazer um pouco de ginásio (3 a 4 vezes por semana), onde incluo cerca de 20 minutos de passadeira com o intuito de efectuar um aquecimento. Para tal, começo com progressão em marcha rápida, incrementando depois alguma inclinação. A isto segue-se cerca de meia hora de levantamentos, em que a componente principal é a manutenção pura e simples do tronco e membros superiores.
Quanto ao resto, continuarei a ir para o trabalho de Bicicleta sempre que isso me for possibilitado (2 a 3 vezes por semana), substituindo alguns dos dias em que não o posso fazer por equivalente período em bicicleta estática (45 a 50 minutos).

O intuito é trabalhar maioritariamente ritmos aeróbios (entre as 115 e as 140 BPM), para queimar essencialmente as gorduras desprezíveis que nos fazem ter aquele aspecto “fat”, sempre desagradável. Tentarei dessa maneira “sobreviver” aos malefícios das festividades.

Para além do ginásio e da “Bicicultura”, conto ainda participar em algumas maratonas e/ou passeios, à frequência de uma em cada 15 dias.

Como epílogo desta primeira fase efectuarei um percurso mais longo, uma GR ou um Caminho, na última semana do ano. Nunca será uma jornada para mais de 300 quilómetros, nem para mais de 5 ou 6 dias de duração. A ver vamos…

Voltarei a este tema por aqui.

Guarda Rios

2 comentários:

Armando disse...

Tambem me estou a preparar para fazer a transpirinaica este verão. Neste momento estou para ir só por isso se tiverem alguma informação extra desta aventura agradecia. Ando á procura do track para o GPS... Tambem já fiz o GR22 (fantastico)
Abraço

João Galvão e Ricardo Rosa disse...

Caro Armando.
Em relação ao track, podes tirar em http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=72887
Para informações detalhadas desta Travessia deves ter o Guia de Jordi Laparra "Travessia de los Pirineos" da editora Parmes. Consegues arranjar em Espanha ou encomendando no El Corte Inglês.
Abraço,
Vamos falando para dúvidas ou informações.

João Galvão (Guarda Rios)