ECOVIAS DA EUROPA (EUROVELO)
Notícias da Ecovia do litoral (ALGARVE)
Depois de ter feito uma abordagem mais séria a esta vertente de circulação da costa algarvia, posso afirmar que: - Quando estiver toda concluída, e pronta a ser usada pelos BTTistas deste país e do estrangeiro, será por certo uma das maiores atracções desta região.
Para já, e enquanto não está pronta e ligada, limita-se a ser uma manta de retalhos de pequenos e médios traçados num misto de estrada secundária degradada com estradão, usada somente por alguns habitantes locais e uns quantos veraneantes.
O projecto é muito interessante, mas por agora está confinado a alguns concelhos. Assim, e começando pelo extremo do Barlavento Algarvio, o concelhos de Vila do Bispo é um exemplo, pois a “sua parte” de Ecovia está terminada e pode ser usada por bicicletas de BTT, já que alguns dos seus módulos são em estradão “bera” com algumas subidas (felizmente curtas).
O troço que vai do Cabo de São Vicente até Burgau está completo, são 33 km’s, em que as dúvidas só poderão surgir nos locais que se encontram em obras. Nomeadamente, antes e depois de Salema. De referir que este pedaço da futura Ecovia está integrado no Parque Natural do Sw alentejano e Costa vicentina .
Depois. Depois é que é pior. Ao entrarmos no concelho de Lagos as marcas deixam de existir, surgindo-nos a dúvida por onde é que tal Ecovia possa seguir. Ao chegar à aldeia da Luz, questionada a junta de freguesia da localidade, fiquei a saber que tal projecto ainda não foi adjudicado, estando apenas e só, acordada a sua construção para breve.
Estou curioso para circular por tal “linha”. Já para não falar dos cerca de 200 km’s que terá todo o traçado, depois de terminado.
Acerca do Concelho de Portimão, o problema é o mesmo. É preciso chegarmos ao de Lagoa e continuar pelo de Silves, depois de termos feito vários quilómetros em busca de tais traçados, para poder dar continuação a este projecto.
É assim que entramos directamente para o km 80, em plena estrada nacional 125, mesmo no centro de Lagoa. Aí, e passados 46 km’s depois de termos abandonado a Ecovia em Burgau, reencontramos a “passagem”.
É em Lagoa que começa, e é até Armação de Pêra que se estendem mais estes 10 km’s de Ecovia do Litoral no Algarve. Depois desta vila, e também por falta de oportunidade não consegui vislumbrar mais nenhum traçado pelas redondezas. Ficará para uma futura hipótese, o descortinar de mais pedaços deste “Jóia” do Cicloturismo de Portugal.
- Para já a “coisa” está assim… Podia estar pior!
Do correspondente nos Algarves : - Repórter Astigmático.
Tema para desenvolver num post futuro
Notícias da Ecovia do litoral (ALGARVE)
Depois de ter feito uma abordagem mais séria a esta vertente de circulação da costa algarvia, posso afirmar que: - Quando estiver toda concluída, e pronta a ser usada pelos BTTistas deste país e do estrangeiro, será por certo uma das maiores atracções desta região.
Para já, e enquanto não está pronta e ligada, limita-se a ser uma manta de retalhos de pequenos e médios traçados num misto de estrada secundária degradada com estradão, usada somente por alguns habitantes locais e uns quantos veraneantes.
O projecto é muito interessante, mas por agora está confinado a alguns concelhos. Assim, e começando pelo extremo do Barlavento Algarvio, o concelhos de Vila do Bispo é um exemplo, pois a “sua parte” de Ecovia está terminada e pode ser usada por bicicletas de BTT, já que alguns dos seus módulos são em estradão “bera” com algumas subidas (felizmente curtas).
O troço que vai do Cabo de São Vicente até Burgau está completo, são 33 km’s, em que as dúvidas só poderão surgir nos locais que se encontram em obras. Nomeadamente, antes e depois de Salema. De referir que este pedaço da futura Ecovia está integrado no Parque Natural do Sw alentejano e Costa vicentina .
Depois. Depois é que é pior. Ao entrarmos no concelho de Lagos as marcas deixam de existir, surgindo-nos a dúvida por onde é que tal Ecovia possa seguir. Ao chegar à aldeia da Luz, questionada a junta de freguesia da localidade, fiquei a saber que tal projecto ainda não foi adjudicado, estando apenas e só, acordada a sua construção para breve.
Estou curioso para circular por tal “linha”. Já para não falar dos cerca de 200 km’s que terá todo o traçado, depois de terminado.
Acerca do Concelho de Portimão, o problema é o mesmo. É preciso chegarmos ao de Lagoa e continuar pelo de Silves, depois de termos feito vários quilómetros em busca de tais traçados, para poder dar continuação a este projecto.
É assim que entramos directamente para o km 80, em plena estrada nacional 125, mesmo no centro de Lagoa. Aí, e passados 46 km’s depois de termos abandonado a Ecovia em Burgau, reencontramos a “passagem”.
É em Lagoa que começa, e é até Armação de Pêra que se estendem mais estes 10 km’s de Ecovia do Litoral no Algarve. Depois desta vila, e também por falta de oportunidade não consegui vislumbrar mais nenhum traçado pelas redondezas. Ficará para uma futura hipótese, o descortinar de mais pedaços deste “Jóia” do Cicloturismo de Portugal.
- Para já a “coisa” está assim… Podia estar pior!
Do correspondente nos Algarves : - Repórter Astigmático.
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