terça-feira, 24 de novembro de 2009

TRANSCONCELHIA 21-NOV-09


Aproveitando a participação do clube de BTT de Alter, ao qual também pertenço, consegui inscrever-me neste evento organizado pelo pelouro do desporto da C. M. de Vila Franca de Xira. As entradas eram limitadas a 100 atletas, mas felizmente acabaram por alargar um pouco as permissões. Acabando por alinharem à partida, cerca de 150. Não posso deixar passar em claro a iniciativa da organização, ao efectuarem um minuto de silêncio em honra de um elemento inscrito, desaparecido uns dias antes.

Trata-se de um passeio de BTT, pelas terras onde secretamente foram construídas 2 linhas de defesa militar, no intuito de defender a cidade de Lisboa contra as INVASÕES FRANCESAS. Homenageando desta forma um dos responsáveis por essas defesas, o Tenente-Coronel Richard Flecther, estratega que ajudou os portugueses ao abrigo do Tratado de aliança luso-britânico.

Acerca do passeio, posso dizer que o traçado é interessante. Cobre alguns dos cumes dos concelhos de Loures e Vila Franca de Xira, por onde se podem apreciar belas vistas sobre o Tejo e os longos vales interiores.
Apesar das chuvas recentes, o terreno estava praticamente seco, excluindo as zonas de ribeiros e outras pequenas parcelas. Nestes trajectos a componente técnica é bastante elevada, daí o percurso não ter mais do que 33 km´s.
A progressão foi feita de forma cuidada, para evitar que de um grupo tão heterogéneo se fizessem pequenos grupinhos distanciados, e que essa ocorrência proporcionasse perdas.
Assim, os guias, que de longe em longe faziam uma paragem técnica de espera ou de esclarecimento, foram mantendo a situação sob controlo.

Fomos evoluindo por montes, passando por algumas aldeias da região; calhandriz; Cotovios e Cachoeiras, vindo a terminar, fugindo um pouco ao que é mais habitual nestes passeios, longe do local de partida, mais precisamente no complexo de piscinas de V.F.X., onde tínhamos uns balneários à espera para um retemperador banho.

Nós, Alter Real BTT, ainda tivemos o privilégio de almoçar uma cabidela de galo, feita propositadamente para o efeito num restaurante da região. Foi no Grande Elias que comemos tal pitéu, generosamente organizado pelo consócio Herlander Cordeiro, que ainda nos brindou com umas bolas de Berlim (as melhores do concelho), e um belo “dum” licor cubano, para as despedidas.
Como nunca estamos satisfeitos e queremos sempre mais pedal, eu e o Zé Alexandre fomos de Bicicleta para casa. Quase vinte quilómetros à chuva, pesada e constante, pela N10, num evoluir nocturno em direcção a Sacavém.







LINK PARA O TRAÇADO DA TRANSCONCELHIA DE 21 de Nov de 09

Obrigado a todos pela confraternização! Para breve, haverá certamente mais… Muito mais!
Guarda Rios e Zéi





Sem comentários: