segunda-feira, 22 de junho de 2009

Há sempre DUAS primeira vez para tudo!

Cá vai o meu relato de mais uma Maratona… Neste caso, uma meia.

Por motivos profissionais tinha que estar em Lisboa antes das duas da tarde, deste modo, alterei a minha inscrição inicial dos 80 km´s para os 40.

Ainda antes de chegar a Arelho, pequena localidade a menos de 5 km’s de Óbidos, fomos direccionados pessoalmente para um parque de estacionamento amplo onde outro “comissário” nos indicava onde poderíamos levantar os “sacos”. Aí, logo ficámos a saber onde seriam os almoços e os banhos.

Por essa “sede” acontecia também o segundo pequeno-almoço, repasto ligeiro para ajudar no incremento de nutrientes para os que tinham “pequenalmoçado” muito cedo. Duas mesas com bolachas, biscoitos, água e sumos. Muito bem pensado.

A partida foi ligeiramente atrasada, num compasso de espera a alguns participantes que possivelmente andariam perdidos ou atrasados. Nada de significativo.

O percurso, bem delineado, aproveitando os trilhos “novos” e “velhos” da sempre apetecível Lagoa d’óbidos, proporcionou a contemplação das paisagens e dos singles. Tanto esplendor apenas era traído momentaneamente por pequenos “bancos” de areia que provocavam algumas manobras mais arriscadas e muitas quedas, pondo à prova a perícia de cada um. Como a minha não é muita…
…Caí três vezes. Por puro descuido. Apesar disso gostei bastante do traçado, ao qual já tinha “cheirado” o pó em passagens fugazes pelos quase extintos trilhos das rotas do oeste.

Quanto à marcação; informação de quilometragem; distância para marcações; marcações e abastecimentos, tudo muito rigoroso e bem projectado. Dos melhor que até hoje vi.

A chegada à meta, 38 km’s depois, aconteceu cerca de uma hora e quarenta e dois minutos após a partida. Acontecimento que a mim me satisfaz de sobremaneira e que foi causador de uma coincidência curiosa que me ocorreu pela PRIMEIRA vez. - “Casei” o dorsal. Iniciando a prova com o dístico #028, dei entrada na meta em 28º Lugar… Fixe!

Digamos que tinha cumprido o meu objectivo. Para mais, ainda me debatia com algumas dores no ombro, maleita que me impossibilitava determinados movimentos. Com o “calor” da prova fui-me esquecendo… Por falar em calor, ouvi dizer que o termómetro chegou aos 38 graus!?

Ainda antes das “lavagens”, fiquei a saber que o almoço sairia por volta do meio-dia, o que me daria mais do que tempo para banho e arrumar os apetrechos, além de me facilitar a vida laboral, que teria inicio impreterivelmente antes das duas.

Do banho (único ponto menos positivo desta grande organização) devo dizer sem rodeios, que o balneário era muito pequeno e sem pontos de apoio, e a água, além de tendenciosamente fria, enchia por completo a zona dos duches. Como eu fui dos primeiros a tomá-lo e tais ocorrências já se notavam, não sei como é que terá terminado.

Se aceitarem esta pequena nota, da qual não fui o único a tomar menção, para o ano, e após ligeiras melhorias, esta maratona pela Lagoa d’óbidos roçará a perfeição.

- É que ainda não chegámos a uma das melhores partes. Foi precisamente o almoço. As senhoras foram muito simpáticas, e o prato de carne de porco “á portuguesa”, assim como a salada de frutas, estava muito saboroso. Para ser prefeito só faltou um suplemento, a salada. Por aqui deu-se a minha SEGUNDA primeira vez de hoje. Por ter alguma pressa e por ter ido desinfectar algumas queimaduras das quedas, fui ficando por ali, perto do “abastecimento”. Tal ocorrência e com o convívio que entretanto se foi gerando com quem ia chegando para marcar lugar na fila, acabei por ser o primeiro a ser servido. - Espectáculo!

A forma sensível e simpática como fomos tratados (pelo menos eu) fez-se notar neste Evento, contribuindo para completar esta organização como uma das melhores que presenciei até hoje.

- Mais uma maratona de 15 euros que vai longe.

Do Guarda-Rios, que desta vez andou mais pela areia… “Rastejando de mansinho”.

1 comentário:

Ricardo Rosa disse...

Que eu saiba... os repteis têm sangue frio e aproveitam o facto de haver muito calor, até para correr na areia.
qualquer dia já te chamam "Lagarto Mansinho" espero que a rapaziada de minde não veja isto! Éh.Éh.Éh.