sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Mais uma Ciclóvia em construção.

...E esta vai dar muito jeito para quem tem, ou para quem quer, deslocar-se de Bicicleta por Lisboa.
Vai começar na Avenida Gulbenkian e estende-se até ao Arco Cego, passando pela Embaixada de Espanha e junto ao muro lateral da Fundação C. Gulbenkian, na Av. A.A.A. Interioriza pelas avenidas novas, por sítios que ainda não descobri, mas que, com o avançar das obras virei por aqui anunciar.

Na António Augusto de Aguiar, pelo passeio contíguo ao muro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Na Av. Calouste Gulbenkian, mesmo antes de chegar à Praça de Espanha. Perto do Teatro Aberto.

Repórter Astigmático

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Será que é p'ró ano?...(...Maratona de Portalegre)

Conforme anunciado decorreu no passado dia 24.Out.2010 a apresentação do PortalegreBTT SportZone 2010.

De realçar as novidades apresentadas pelos Ases do Pedal:

Inicio das Inscrições ás 00H00 de 01.Jan.2010, limitadas a 3500 atletas, devendo ser regularizadas até ás 24H00 do dia em que a Pré-Inscrição tenha sido efectuada.
Serão disponibilizadas 2000 inscrições no PortalegreBTT SportZone e 1500 na Meia Maratona, os dorsais terão cores diferentes, e os atletas terão que cumprir a distância para a qual se inscreveram.
Por questões de espaço a META é transferida para o "Jardim da Corredoura", também localizado no centro da cidade de Portalegre.
Implantação do serviço de SMS, com envio dos resultados obtidos para o telemóvel dos atletas logo que concluam o PortalegreBTT SportZone. Os atletas devem procurar manter os dados actualizados na página dos Ases do Pedal.
Apresentação das classificações na página dos Ases do Pedal em tempo real.
Será que é desta? Há muitos anos que estou para participar... Normalmente calha na semana antes de Idanha. Pode ser que vá a uma... ou à outra... Ou talvez às duas!!!... logo se vê!
Quem quiser saber mais. LINK do site doa ASES DO PEDAL:

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Alguém quer uma destas?...


..É que vão a leilão!
Corram, porque tal licitação será já no Domingo, dia 1, em Nova Iorque, no Sotheby's.
São sete as Bicicletas que Lance Armstrong vai leiloar para fazer reverter os dividendos para a Fundação Livestrong.
Utilizou-as na Volta à França, durante a edição deste ano, em que o americano terminou em terceiro, como estamos todos lembrados.
Esta preciosidade que aqui está ilustrada foi pintada pelo japonês Yoshitomo Nara e deve ter uma base de licitação... Baixinha...lol

Monsanto-Parque Eduardo VII (ligação concluida)

Mais uma vez ao sprint, ficou concluída a Ciclóvia de ligação entre o Parque Florestal de Monsanto e o Parque Eduardo VII, no que é uma das "vias" mais úteis das que se têm construído. Aliás, ainda há muitas em construção, algumas já reportei por aqui, de outras falarei brevemente.
Esta de que vos falo hoje, foi, e é, uma das "meninas bonitas" da edilidade, não só por ligar dois dos mais importantes espaços verdes desta bela cidade, como por ter sido uma das mais publicitadas e difíceis obras, quer pelo traçado, quer pelas Infra-estruturas. -É um importante eixo de circulação da cidade de Lisboa.

Após a ponte sobre a Av. Gulbenkian, a Ciclóvia, que ainda por cima é mista, pois nela podem circular pessoas e Bicicletas, estando para isso devidamente marcada e assinalada, curva à esquerda para passar entre um dos edifícios sede dos bancos e o Polo da Universidade nova do Bairro Azul.

A referida ponte que possibilita a passagem entre as duas faces da Av., entre o jardim da Polícia Municipal e o Bairro azul, agora acessível. Como a foto demonstra, a passagem está devidamente assinalada e dividida entre os utilizadores.

Por baixo da ponte, o habitual trânsito. Inferno diário para os utilizadores da Av. em causa.




Ponto de intercepção com a Universidade.


Após esta, no traçado que nos leva do Bairro Azul para o edifício do tribunal, na Av. marquês de Fronteira.


Eixo de passagem paralelo ao Tribunal. Toda a vegetação envolvente foi, ou está a ser melhorada. As pequenas elevações foram relvadas, no que me parece, um dos melhores conjuntos de obra das ciclóvias de Lisboa.


Eis-nos na Av. Marquês de Fronteira, com o Parque Eduardo VII mesmo em frente.



2,5 km's muito importantes

Repórter Astigmático

terça-feira, 27 de outubro de 2009

STOP?!? – Não haverá outro molde?

Devidamente avisado pelo seu amigo Zébroclinas, o Repórter astigmático pôs-se em campo para reportar esta ocorrência.
Então o caso é o seguinte, depois de tantas obras em prol das Ciclóvias de Lisboa, a grande maioria bem louvável, começaram-nos a surgir algumas dúvidas.
Agora mais a frio, estamos aos poucos a fazer uma reinserção nas ditas Ciclóvias, que fomos descrevendo, para reanalisar tais projectos, agora sim, em fase final de conclusão.
Neste caso que vos transmito hoje, tal como em alguns aos quais não dei muita importância, o que se nota é alguma incoerência nas marcas e pinturas, assim como em alguns dos percursos.
Não há dúvidas do que o está feito, e o que ainda virá a fazer-se é muitíssimo positivo. Mas há situações pouco claras, e essas variam consoante as empreitadas.
Na pista da Quinta da Granja, entre o centro comercial Fonte Nova e o Colombo, surgiu-nos uma situação (devidamente observada pelo Ricardo), que nos deixou um pouco perplexos. O facto de a Ciclóvia cruzar constantemente com garagens, incentivou os “construtores” para que a cada 15 mt’s, incrementassem um enorme STOP no chão, com o intuito de os parar sempre que com estas se cruzem.
Ora como qualquer encartado sabe, embora alguns caminhos particulares possam ter prioridade, as garagens e os seus utilizadores jamais o terão, ao saírem com os veículos para a rua. LINK SOBRE O TEMA.
Assim sendo, a única explicação para tal pintura no chão será a falta de outro molde. Como não deviam ter um modelo de pintura que dissesse: - ATENÇÃO ou CUIDADO, pintou-se um STOP. - Como comentário extra, devem ter dito: - Os Ciclistas vão compreender!
O pior é que há muitas situações em que o stop, é, não só adequado como imprescindível. E aí o excesso de uso da palavra em situações anteriores de forma escusada e desadequada, cria por habituação, um desrespeito pelo sinal de trânsito, onde ele faz realmente falta, ou deveria fazer. Mais uma razão para termos mil e um cuidados ao circularmos com as nossas Bicicletas, mesmo dentro de uma ciclóvia.
- Depressa e bem, não há quem! Já diz o ditado.
Todas estas obras, apesar da rapidez com que foram executadas, ainda têm algumas lacunas que tentaremos expor por aqui à medida que as formos descortinando.

Com o mudar da hora, agora, sempre que se fizer uma volta no pós-laboral, está-se numa “volta nocturna”. Daí a qualidade das fotos.

Por aqui acho que dá para perceber questão que acabei de levantar. Antes do cruzamento com cada garagem há uma obrigação destas.


Uma para cada lado. Nem que seja de 15 em 15 metros.


Aqui fica uma ideia do que realmente poderia estar pintado por aquelas bandas. Um aviso para a chamada de atenção, que pusesse os ciclistas de aviso acerca da perigoside das saídas das garagens. Este exemplo, está na ciclóvia do Tejo, entre o cais do Sodré e Belém.


Por outro lado, estas marcas aqui (acho que a empreitada foi a mesma), embora exaustivas estão bem posicionadas, já que antecedem sempre o cruzamento com estradas de grande movimento.

Boas Pedaladas… Nas Ciclóvias, ou fora delas.
São os desejos do Repórter Astigmático.





segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mais um Transporte...

...E aí está um AFRO-RIQUECHÓ.