terça-feira, 17 de novembro de 2020

ALPES ITALIANOS (Alpi del Mare): Dia 26 de Agosto de 2020. Prato Nevoso

 Dia 11 - 26 de Agosto de 2020


Apesar deste ser o meu último dia nesta viagem, já que tinha avião na madrugada seguinte, às 7,00h da manhã, o que equivale a dizer que tive que acordar pelas 3,00 horas, ainda deu para aproveitar esta manhã, contando que tinha que apanhar um comboio em Cuneo pelas 15,30h, o mais tardar, que me levaria de volta a Bergamo, via Torino e Milano. Teria que chegar a tempo de ainda ir encontrar cartão ou algum material que me ajudasse a proteger a bicicleta, antes de a empacotar na caixa de cartão grande, que previamente tinha deixado guardada na pousada da juventude, onde já tinha dormido , logo na primeira noite de chegada a Itália.

Assim, saindo pela fresquinha ainda consegui subir a mais uma escalada mítica e habitualmente usada no giro e, curiosamente também no tour.

Os últimos quilómetros de tal ascensão tem inscritos os vencedores das várias vezes que fez parte dessas grandes provas velocipédicas.


TRAÇADO GPS NO WIKILOC:

Ao contrário do que aconteceu em todas as gravações desta aventura pelos Alpes, esta ficou com um erro de gravação na ida para o Prato Nevoso, mas como acabei por usar o regresso pelo mesmo caminho dará para ter uma ideia.

Powered by Wikiloc


Números da jornada:

90 km; 3,30 horas a pedalar; 1562 mt acumulado ascendente; 1562 mt acumulado descendente; 

1680 mt altura máxima.; 413 mt altura mínima.


Algumas Fotografias:


...chegada a esta estância de ski que serve as cidades de Torino e Génova. 

Por aqui estamos a cerca de 1450 mt de altitude, mas até ao topo, numa estrada sem saída, podemos subir até quase aos 1700 mt. 

Por estes dias não encontramos neve alguma, e mesmo no inverno, ao que sei, funciona um pouco como a nossa Serra da Estrela, em que os canhões de neve é que fazem as pistas de sky.



A nível ciclístico, esta subida tem bastante informação. 

Não percebi a referencia para a localização das placas, mas dá para perceber que nomes famosos do ciclismo (não só italianos) passaram por aqui e até venceram esta subida bem categorizada.



...Só mais um exemplo. Este será aos dias de hoje o nome mais sonante das corridas de bicicletas em Itália. Por sinal, eu já nutria alguma admiração pelos feitos e maneira de ser deste grande guerreiro, a que os italianos apelidam de "tubarão", mas depois das atitudes que esta alta individualidade ciclística teve como o "nosso" João Almeida neste Giro, ainda fiquei mais convicto de que além do valor como desportista, também o tem como pessoa.





:::Para os que me conhecem, sabem que esta imagem diz muito. 

A chegada a este topo, o último desta grande jornada ciclística pelos Alpes, foi coroada com uma sensação de liberdade e de objetivo concretizado.

Quem sabe, para um futuro, que se espera não muito longínquo, poder fazer estas viagens com o apoio de um veículo destes...LOL::::





...RESUMIDAMENTE...



Gráfico de Altimetria do Prato Nevoso:




- BOAS PEDALADAS E BONS PASSEIOS!

J.G.


Sem comentários: