quinta-feira, 5 de novembro de 2020

ALPES ITALIANOS / SUIÇA /FRANÇA - Inclui: - Gavia; Umbrail; Stelvio; Foscagno; Livigno; Mortirolo; Tonale; Madonna de Campiglio; Manghen; Finestre; Sestrieri; Vars; Bonette; Agnel e Prato Nevoso


...Por me estar a ser dificil, por falta de tempo e de paciência para a formatação destas coisas, apresentar aqui o descritivo desta viagem. E como acho que tudo tem um tempo, decidi ir expondo aqui as mensagens de forma dividida, primeiro com uma introdução e depois as etapas e dias de passeio.

- Então cá vai:


 ALPES ITALIANOS / SUIÇA /FRANÇA 

- Inclui: - Gavia; Umbrail; Stelvio; Foscagno; Livigno; Mortirolo; Tonale; Madonna de Campiglio; Manghen; Finestre; Sestrieri; Vars; Bonette; Agnel e Prato Nevoso



...Finalmente baixei uma foto de empresa profissional, que as há, principalmente em França, e pelas quais tenho passado várias vezes nestes últimos anos de prospeção, entre Pirineus e Alpes

....Realmente, e depois de tanta fotografia tirada, e baixada (sempre com a marca de água), onde acabas por ver outro ponto de vista do (eu) ciclista e das próprias cordilheiras, achei que estava na hora de ter uma recordação destas grandes aventuras. 

- Na minha opinião, valeu a pena!


Resumo desta viagem a Itália entre 16 e 27 de Agosto de 2020.

Este trajecto, divide-se em duas grandes partes, sempre desenroladas nas zonas dos Alpes, no Norte de Itália. 

Uma, em que andei nas regiões de Lombardia e Trentino. Entre a zona fronteiriça da Suiça e a região dos Dolomitas. Tento dado inicio à viagem em bicicleta em Edolo, mas visitando de permeio cidades como Bergamo, onde aterrei e onde deixei a caixa da bicicleta, Milão e Verona. 

Outra mais a Oeste, em Piemonte, Itália e nos Haute Alpes e Haute Alpe Provance em França. Nesta, aproveitei para visitar cidades como Turim (Torino) e Cuneo.

A primeira parte foi constituída por cinco etapas, que representarei aqui individualmente. Também vou expor três traçados gps diferentes. Um em que se juntam as quatro primeiras etapas, outro com a manhã do quinto dia e ainda um último, com a tarde desse dia, que corresponde à subida ao Passo Manghen. Esta divisão justifica-se pela alteração de última hora que fiz à abordagem ao Manghen. Por ter decidido escalar desde Sul e sem alforges, que para esse efeito previamente deixei na dormida dessa jornada. Entre os dois traçados desse quinto dia fiz uma deslocação de comboio, que me deixou em Borgo Valsugana.

A segunda grande parte desta exploração desenrolou-se na Região de Piemonte, para onde me desloquei de comboio desde Verona, passando por Turim, onde acabei por fazer uma visita de algumas horas. Dando inicio à volta de bicicleta em Susa e passando por França, onde inclusive cheguei a pernoitar. Dos quarto dias que usei nesta segunda parte, o último tb foi só durante a manhã, em que aproveitei para escalar o Prato Nevoso, desde Cuneo, como extra, antes de voltar para o ponto de partida e preparar a bicicleta para o regresso a Lisboa.

Nesta grande Viagem, à qual posso apelidar como "...De uma vida" os registos numéricos de índole velocipédico, traços gerais, resumem-se em:

1100 quilómetros em Bicicleta

25500 Metros de acumulado ascensional

18 Montanhas passadas

14 com mais de 2000 mt de altitude

A mais alta, Col de la Bonette com 2802 metros de altitude. A mais alta estrada da Europa.

7 dias completos de bicicleta

2 dias em que usei só a manhã ou tarde

2 dias para viagens de ligação e passeio por cidades italianas.


Vídeo editado pelo Google: 




Sem comentários: