segunda-feira, 16 de novembro de 2020

ALPES ITALIANOS / FRANÇA: Dia 25 de Agosto de 2020. Col Agnel / Colle Dell' Agnello

Dia 10 - 25 de Agosto de 2020


Com o aproximar do final desta grande jornada pelos Alpes, começava a ser assolado pelas saudades do que ainda não tinha terminado, mas que sabia de antemão que estava muito próximo de acontecer.

Por essa razão acabei por deixar o meu alojamento mais tarde, sabendo que neste dia, tal como no primeiro (Da Gavia) só tinha uma grande ascensão para fazer, era coincidente com a passagem de fronteira e volta para Itália. - Fá-lo-vos do Agnello ou Angel, consoante o mencionemos em Italiano ou em francês.

Apesar dos mais de 120 km, voltava a ter um dia com cerca de 2 mil de acumulado o que faria com que chegasse relativamente cedo a Cuneo.

Não conhecia, nem nunca tinha ouvido falar desta cidade da região de Piemonte, mas fiquei agradavelmente surpreendido com a visita que ainda tive oportunidade de fazer.

Acabei por ficar num albergue público mas muito bem organizado, com quartos pequenos mas individuais. Nesta altura não devo deixar passar a oportunidade para dizer que a nível de alojamentos, tive muita sorte e apesar do trabalho de prospeção e marcação prévia que me foi árduo, valeu bem a pena. De todos os sítios onde fiquei, apenas a pousada da juventude de Bergamo não foi totalmente satisfatório. Mas compreende-se, por ser um local muito movimentado e que servia de apoio no pós covid (1ª Vaga) a uma cidade que foi muitíssimo assolada. Mas essa é outra história que ficará por contar.

Claro que há quem me julgue por ter estado em Itália numa época tão critica, mas apenas posso deixar a certeza que tomei as medidas de segurança que na altura eram exigíveis. Andando sempre de máscara nos locais públicos. Claro que se fosse no auge da primeira vaga, ou nos dias em que escrevo este apontamento não seria possível cumprir este sonho.

Como exemplo posso referir que tendo mais viagens marcadas para o final do verão de 2020, acabei por não as realizar. 

- Ficará para a próxima.

...A ver vamos se em 2021 será exequível voltar a fazer uma das minhas (já habituais) viagens por locais emblemáticos dos ciclismo de estrada.


TRAÇADO GPS NO WIKILOC:

Powered by Wikiloc


Números da jornada:

127 km; 6:00 horas a pedalar; 2215 mt acumulado ascendente; 2715 mt acumulado descendente; 

2744 mt altura máxima.; 459 mt altura mínima.


Algumas Fotografias:


...Uma das últimas escaladas... Para uma das mais altas estradas dos Alpes.

Colle dell' Agnello, 2744 mt.



O ponto mais alto, que também coincide com a fronteira entre os dois países.



Gráfico de Altimetria do Agnel:




Sem comentários: