sábado, 14 de novembro de 2020

ALPES ITALIANOS / FRANÇA : Dia 24 de Agosto de 2020. - Inclui o Col de Vars e o Cime de la Bonette (Col de Restefond)

 

Dia 9 - 24 de Agosto de 2020


Esta etapa surgiu à-Posteriorí do planeamento prévio que encetei para esta grande aventura pelos Alpes italianos. Quando andava em busca de grandes escaladas épicas por estas terras, e estando tão próximo de França e de e“cols” por mim passados no ano anterior:, acabei por constatar que havia várias dessas escaladas que não tinha feito na minha primeira abordagem aos Alpes. Como algumas delas, não só estavam perto da fronteira entre os dois países, como até as definem, tomei a decisão de as fazer.

É assim com subidas ao Col de Vars e com o Cime de la Bonette, que fazem parte desta etapa que agora relato. Acabou por ser uma etapa em espelho, com o seu ponto mais longínquo coincidente com a estrada mais alta da europa, a passagem para Nice, no topo de la Bonette, ou Col de Restefond.

Esta estrada tem muita história, foi construída pelas tropas napoleónicas. Nesta inclusive há abrigos onde se diz o próprio ter estado, e tal como as anteriormente descritas de Finestre serviam para aceder às fortificações militares e para controlar e fazer passagem entre as zonas montanhosas mais inacessíveis e recônditas.

Esta estrada e a passagem em torno da montanha que fizeram anos mais tarde, estão envoltos em polémica. Há quem diga que esta é a estrada mais alta da europa, há quem diga que é o L’Iseran… Enfim, aqui LINKo uma pequena explicação à polémica.

De qualquer das formas e como já tive a sorte de estar nas duas, sinto-me legitimado a dar a minha opinião: - Há muitas teorias e listas de estradas europeias e até mundiais assim como das suas alturas, mas temos que ter em atenção as referências e itens que são avaliados. Numas temos o material com que são pavimentadas, com inertes soltos (McAdame ; Tout venan, Sterrato, etc etc…), ou em asfalto comum, noutras dessas avaliações frisa-se a questão se essas rotas têm um términos em cima desses cumes, ou se fazem a passagem para a outra encosta. Existem várias teorias. No meu entender a estrada que passa no sítio mais alto, que vai de um ponto ao outro, percorrendo determinada montanha, com o intuito de a transpor, é a do col de L’Iseran: - A D902 francesa. Depois há aquelas que só vão até ao topo da montanha, ou dum determinado miradouro turístico, normalmente porque tem antenas, cata-ventos, ou estações de observação, aí podemos usar os exemplos da Torre, na Serra da Estrela, de Montejunto, do Larouco, etc.. - E depois há o Cime de la Bonette... lol... Para além da passagem dita normal que a estrada faz para Nice, ou no sentido contrário até Jausiers. – Route de Nice C1, ainda construíram, nos anos 60, uma extensão que contorna o pico dessa montanha de Bonette e volta pelo lado contrário. Toda esta descrição está promenorizada num texto exposto na placa que demarca esse marco. Imagine-se aqui o exemplo da subida de Montachique, quando vamos de loures em direcção a São Gião, se a estrada tivesse um braço que ia lá acima e contornava a torre de vigia, voltavando por outra estrada. Pode ser difícil de visualizar, mas fazendo uma busca e vendo as fotografias e imagens da internet dá para ter uma ideia.

Encontrei um vídeo que pode ser elucidativo

 

Resumindo: - Não há duvida da beleza e dificuldade da estrada e da subida em si. Além da altitude, a imagem inóspita que nos acompanha, mais parecendo a superfície lunar, somos sempre acompanhados pelo vento que avança sem qualquer proteção, influenciado a nossa progressão. Se a subir é limitativo e exasperante, a descer a coisa torna-se realmente perigosa. Sei até de casos de amigos que apanharam grandes sustos por lá.



TRAÇADO GPS NO WIKILOC:


Powered by Wikiloc


Números da jornada:

135 km; 7:45 horas a pedalar; 3832 mt acumulado ascendente; 3832 mt acumulado descendente; 

2802 mt altura máxima.; 1000 mt altura mínima.



Algumas Fotografias:


Antigo refúgio napoleonico




Início da subida do col

de la Bonette. Segundo a informação: 

- A estrada mais alta da Europa.



...Aqui está a tal ramificação para a estrada que contorna o monte de La Bonette. 

Ao centro da imagem, ligeiramente para a esquerda, está a bifurcação para Nice. Mas para quem quiser ir visitar o cume do monte, temos uma continuação (onde está o carro branco) que depois regressa pelo lado direito da imagem.



..Mais um objetivo concretizado. A ascensão à cime de la Bonette, supostamente a estrada mais alta da Europa. Seja esta a ou a passagem pelo Col  L’Iseran, já pude percorrer as duas.




Aqui se explica a história desta estrada icónica.


Gráfico de Altimetria de La Bonette:






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