quarta-feira, 5 de março de 2014

Várias voltas pelo Distrito de Setúbal, com o EPICENTRO EM TRÓIA



Este "post" vem no seguimento da publicação de algumas das voltas antigas, que fiz durante um intervalo temporal compreendido entre os anos de 2004 e 05 - Eventualmente também em 2006 - Quando, ou por viagens familiares, mas essencialmente profissionais, e tendo a hipótese de me fazer deslocar em bicicleta (ou pelo menos que a levassem nas camionetas de carga), aproveitava para fazer longas voltas pelo país (em algumas, cheguei mesmo a pisar o de nuestros hermanos). Foi assim que encetei uma (Já) longa e profícua prospecção pelas raízes mais profundas do nosso Portugal pequenino, tentando - Algumas vezes com algum sucesso - Conhecer e compreender a sociologia das gentes e a razão das culturas e dos costumes.

O que os meus olhos têm visto e a minha memória guardado, já seria mais do que suficiente para pintar um mapa deste país, com menção a Serras, Rios, Regiões, Lendas...etc, etc... - Mas, e como muito bem sabemos; - Por muito que se conheça, acaba por não se conhecer quase nada.
...E lá vem o... - "Só sei que nada sei." (Sócrates)

Depois de ter aqui deixado uma volta pela Serra da Estrela, uma para Évora, em que me desloquei até ao local onde ia trabalhar, em bicicleta, desde a residência, e uma na península de Tróia e zonas adjacentes (um dos locais por mim usados quando em férias, a par de Chaves, também aqui descrito), tentarei, ao longo dos próximos tempos, transcrever para este blog, muitas das outras voltas que tenho arquivadas nos sites de tracks gps.



FOTOGRAFIA DE SATÉLITE CONSTRUÍDA NO GOOGLE EARTH, 
com as voltas desta região:



AS VOLTAS INDIVIDUALIZADAS:





Volta com cerca de 85 quilómetros e pouco mais de 300 metros de acumulado ascensional relativo, com inicio e términos em Sol-Tróia.
Avança pela EN 253-1 em direcção a Comporta. Passa em seguida para a EN 251, com passagem nas seguintes povoações: - Torre, Carvalhal, Estabelecimento prisional de Pinheiro da Cruz, e dando a volta na vila de Melides, regressando depois pelo mesmo caminho. 



    2. TRÓIA ALCÁCER DO SAL TRÓIA



Volta com 85 quilómetros e pouco mais de 300 metros de acumulado ascensional relativo.
Com inicio e términos em Sol-Tróia. Usa a EN 253-1 até à Comporta, e um estradão que contorna o Possanco e a Carrasqueira, apanhando a EN 253 após a Moitinha. Depois segue por essa via até ao Bairro da Quintinha, onde vira pela EN 120 para Alcácer do Sal. Aproveita a passagem da ponte e uma pequena volta pela povoação e regressa praticamente  pelo mesmo  caminho, somente com uma alteração; - Na passagem pela zona de sapal da Comporta, faz uso da EN 253 até apanhar a EN 253-1 para Sol Tróia.


    3. TRÓIA SETÚBAL ARRÁBIDA SESIMBRA CABO ESPECHEL ALD MECO AZEITÃO PALMELA TRÓIA


Trajecto e track GPS no Wikiloc

Volta com 125 quilómetros e muito perto dos 2000 metros de acumulado ascensional relativo. Com inicio e términos em Sol-Tróia. Segue em direcção a Setúbal por via do Ferry e depois contorna a Serra da Arrábida por Sul, via Comenda e Outão, na EN 10-4, e depois na EN 379-1, por Portinho da Arrábida e Casais da Serra. Na Aldeia de Irmãos pega na EN 379, de onde segue por Maça, Santana, Sesimbra (com visita ao Castelo), e regresso à EN 379, para a Azóia e o Cabo Espichel. 
Na volta, faz uma passagem pela aldeia do Meco e por Alfarim, contornando a Serra de Arrábida por Azeitão, Cabanas e Palmela, de onde baixa a Setúbal, para voltar a apanhar o ferry boat para a Península de Tróia.




...Vistas do Castelo de Sesimbra para a Vila...




...Do Cabo Espichel, para o Mar...




...E no antigo Convento de Nossa Senhora do Cabo, eternamente abandonado.


GR


Sem comentários: