Continuando com este conjunto de post's dedicados a voltas de estrada pela região de Lisboa. - Cada um com o seu fundamento, e depois de no primeiro, ter abordado as voltas exclusivamente desenroladas dentro dos limites do distrito; No segundo capitulo, referi-me a trajectos iniciados dentro do Distrito de Lisboa, com inicio na zona de Benfica /Damaia, e que se estenderam para além do distrito em causa, passando para os de Leiria (em dois casos) e para o de Santarém (noutros dois), aos quais intitulei: - "Fuga para a Frente".
Neste post especifico, a passagem pelos concelhos de Lisboa não é, de todo, relevante, já que apenas servem para dar o início às voltas, servindo de ponte para as várias passagens para a "outra Margem", por forma a continuar esses trajectos a Sul do Rio Tejo, na Margem Sul.
Foi assim na deslocação para as travessias desde; - Belém, para a Trafaria; desde o Cais do Sodré até Cacilhas, e de/para a nova Estação Fluvial do Terreiro do Paço, para o Montijo (Seixalinho)
Neste post especifico, a passagem pelos concelhos de Lisboa não é, de todo, relevante, já que apenas servem para dar o início às voltas, servindo de ponte para as várias passagens para a "outra Margem", por forma a continuar esses trajectos a Sul do Rio Tejo, na Margem Sul.
Foi assim na deslocação para as travessias desde; - Belém, para a Trafaria; desde o Cais do Sodré até Cacilhas, e de/para a nova Estação Fluvial do Terreiro do Paço, para o Montijo (Seixalinho)
Estes três tracks que agora vou apresentar têm em comum o facto de todos terem inicio e fim na Benfica/Damaia. Todos saem do distrito de Lisboa, para Sul, e voltam ao início do trajecto.
Todos têm distâncias compreendidas entre os 110 e os 175 quilómetros (+/-). O acumulado ascensional também não varia de forma assustadora, já que está sempre entre os 750 e os 1500 metros.
No seguimento das imagens que tenho apresentado ultimamente, através das potencialidades do Programa Google Earth , em que a sobreposição dos traçados nos dá uma ideia geral de como são as voltas, tendo inclusive a possibilidade de as comparar a nível geográfico, assim volto a fazer por aqui:
AS VOLTAS DE FORMA INDIVIDUALIZADA:
GR
Todos têm distâncias compreendidas entre os 110 e os 175 quilómetros (+/-). O acumulado ascensional também não varia de forma assustadora, já que está sempre entre os 750 e os 1500 metros.
Dentro da mesma vertente, aqui deixo mais um "POST" - Todas diferentes, Todas iguais. Voltas de Estrada com 3 denominadores comuns: - Monsanto, Marginal e Sintra - Onde se descrevem algumas voltas de estrada no distrito de Lisboa, confinadas basicamente aos concelhos de Lisboa, Amadora, Oeiras, Cascais e Sintra.
No seguimento das imagens que tenho apresentado ultimamente, através das potencialidades do Programa Google Earth , em que a sobreposição dos traçados nos dá uma ideia geral de como são as voltas, tendo inclusive a possibilidade de as comparar a nível geográfico, assim volto a fazer por aqui:
AS VOLTAS DE FORMA INDIVIDUALIZADA:
Poder-lhe-ia chamar entre rios ou entre barcos, ou mesmo de entre outras
coisas… O que quisesse. Mas não, achei… Aliás, lembrei-me, que entre o Tejo e o
Sado, poderia apelidar esta volta de: - Entre Estuários.
Tal volta de estrada, teve o condão de me proporcionar momentos bem
agradáveis.
Nos cerca de 100 km que percorri, passei por dois eixos de Lisboa, para
baixo fiz Monsanto /Belém e para cima Terreiro da paço /Benfica, andei duas
vezes de barco: - A saber, Cais do Sodré - Cacilhas, no Cacilheiro/Ferry e
Montijo (Seixalinho) - Cais do Sodré em barco rápido. Pelo meio, e aqui
chegamos à intenção desta volta/treino passei por algumas terras da margem sul
que são servidas pela N10: - Cova da Piedade, Corroios, Seixal, Coina, Quinta
do conde, Brejos, Vila Nogueira e Vila Fresca… E mais que fossem, as de
Azeitão. Até ao Ferry do Sado para Tróia.
De regresso, tomei por referência a N252, direito a Palmela, Pinhal Novo e Montijo.
De regresso, tomei por referência a N252, direito a Palmela, Pinhal Novo e Montijo.
Treino para a "minha" volta a
Portugal, em plena Lezíria grande. Passagem por Sacavém, Vila Franca de Xira,
Porto Alto, Pegões, Águas de Moura, Setúbal, Azeitão, Quinta do Conde, Coina,
Casal do Marco, Fogueteiro, Corroios, Laranjeiro, Cova da Piedade, Cacilhas e
regresso de barco até ao Cais do Sodré.
Volta com cerca de 175 quilómetros e 1000 metros de acumulado ascensional relativo.
Estrada "MS" 150 1000 26,5 Volta de estrada pela "Margem
Sul" com cerca de 135 quilómetros - 150, se incluirmos as travessias de
barco - e (+/-) 1000 metros de Acumulado Ascensional. tudo somado e descontado
o tempo de paragem e das viagens no rio, perfaz uma média de 26,5 km/h. Bem
tentei, subir um pouco a média, mas com a imensidão de povoações e semáforos,
assim como a inconstância do vento - que por vezes soprava forte - mão mo
possibilitaram. Saída de Benfica em direcção a Algés, pela zona comercial de
Alfragide. Como tinha que fazer tempo para apanhar o barco em Bélem, ainda deu
para ir pelo Estádio Nacional e fazer uma boa parte da Avenida da Índia até
Alcântara e depois interiorizar pelas ciclovia das docas e de Belém para a
estação fluvial de Belém, de onde apanhei o barco para a Trafaria. Daí segui
para a Costa de Caparica, Fonte da Telha, Aroeira, Belverde, Fernão Ferro,
Alfarim, Aldeia do Meco, Santana, Maçã, Azeitão, Quinta do Anjo, Pinhal Novo,
Montijo e Seixalinho. O regresso a casa foi efectuado pela Baixa: - Rua da
Prata, Rossio Avenida da Liberdade, Avenida A. Augusto de aguiar, Praça de
Espanha, Sete Rios e Estrada de Benfica. Na Margem sul usei essencialmente as:
- EN 378, EN 377; EN 379; EN 252, um pouco da EN 10 e EN 5.
GR
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