Fazendo a ligação entre Viseu (Avenida Europa) e Sernada do Vouga, onde ainda chegam os comboios desde Espinho, são mais de 75 km. Numa linha, que na sua origem, entre Espinho e Viseu, percorria 140. A Sernada do Vouga chegam ainda, comboios vindos do Ramal de Aveiro, que se mantém activo.
À saída de Viseu não se vislumbram sinais da antiga linha, já que o espaço por esta ocupado foi aproveitado para construir novas avenidas de acesso às aldeias limítrofes, que entretanto ficaram sem ligação férrea à cidade. É assim, na ampla Avenida Europa, e depois, em Abravesses, Pascoal e Campo (Mozelos). Só a partir de Travanca Budiosa damos início à Ecopista verdadeira, perfeitamente definida pelos declives pouco acentuados (impreteríveis ao avançar de um comboio) e aos túneis, pontes, e relevos de pedra recortados à máquina e/ou a explosivos, por onde – Ainda à pouco mais de vinte anos - passavam as auto-motoras da CP.
Por conversas com alguns elementos da população, fiquei também a saber, que nem todas as travessas de madeira e carris de aço foram levantados (…às vezes ainda se sentem, e vêem…). Esse processo foi sendo realizado consoante as construções de estradas, que entretanto se tornaram obrigatórias, para servir as povoações e casas, que até ao final do século passado viviam marcadas pela proximidade do Comboio.
Todo este trajecto, assim, tal qual se encontra, é uma das formas mais atractivas de andar descontraidamente em BTT, e conhecer o nosso belo e heterogéneo país. Por ter declives constantes e pouco acentuados, torna-se acessível a qualquer bttista e proporciona um passeio lúdico e de cariz histórico/geográfico, que, de outra maneira seria muito difícil ou de acessibilidade reduzida. No fundo, é dar proveito à(s) grande(s) obra(s), desenvolvidas desde o final do século XIX até meados do século XX, e que cobriam quase todo o território Português de linhas férreas.
Com o suprimir de algumas dessas linhas, foram criadas pela CP/Refer as Ecopistas.
-Na minha opinião; - Prefiro-as, tal qual está esta, na sua parte não asfaltada (futuramente, tornada ciclovia), entre Travanca Budiosa e Paradela, e entre a Foz do Rio Mau e Sernada do Vouga. Mas compreendo a vontade das edilidades em torná-las atractivas para o ciclista ocasional (normalmente de fim-de-semana) e para as famílias e crianças, tapando os trilhos (…alguns já são singles..) com os pisos e cores habitualmente associados às ciclovias.
Humildemente, gostaria de propor; - Sem excluirmos as descritas empreitadas, que mais tarde ou mais cedo, vão transformar este(s) trajecto(s) em ciclovia(s), a possibilidade de termos as duas versões ao mesmo tempo. Sempre que o espaço o permitisse, deixar coabitar uma linha de ciclovia, paralelamente com um espaço de progressão não asfaltado, tipo terra batida ou “Tout-Venant”.
Ainda maior que este pedaço de Ecopista, que brevemente será totalmente tornado em ciclovia, só conheço a Ecopista do sabor, com os seus 104 km (… até ver, ainda pouco asfaltados…), que tentarei descobrir a médio prazo.
Atividade: mountain bike
próximo a Vendas de Travanca, Viseu (Portugal)
Extensão da trilha: 71,53 quilômetrosElevação mín: 35 metros, máx: 481 metros
Altura acum. subida: 397 metros, descida: 828 metros
Grau de dificuldade: Moderado
Horas: 5 horas 14 minutos
Data: Novembro 02, 2011
Termina no ponto de partida (circular): Não
Coordenadas: 1753
© nés Todos os direitos reservados
9 comentários:
Boa noite,
Para percorrer este traçado é indispensável o uso do GPS ou consegue-se seguir o caminho/trilho apenas com base na leitura do terreno?
Estava a pensar fazer este trajecto mas não disponho de qualquer GPS daí querer saber se será viável.
Obrigado :)
Cumprimento
Caro R. Jordão,
Claro que com GPS seria mais seguro e fácil seguir o traçado, mas também o pode fazer sem esse aparelho. Como poderá ver pelas fotografias expostas, e pelas que estão no álbum do picasa, ao qual pode aceder pelo link colocado antes das fotos, há alguns pontos de possível engano. Posso tentar dar umas dicas, mas o melhor é mesmo olhar para as fotos e tirar referências. Desde logo, e para evitar perder-se, deve iniciar o trajecto em Travanca Budiosa, a cerca de 8 km de Viseu. Depois e que eu me recorde, tem que atravessar a estrada em frente à estação de São Pedro do Sul para, atrás de uma rede voltar à antiga linha férrea, em Oliveira de frades também terá que fazer um desvio.. Bem, não será fácil, tem que ir perguntando e procurando... O ideal era fazer este passeio com alguém que tivesse GPS, ou pedir um emprestado.
Espero que corra tudo pelo melhor e boas pedaladas.
Cá estarei para alguma duvida.
Cumprimentos,
João Galvão
Obrigado pela resposta. =)
Dentro de algumas horas faço-me ao caminho (sem GPS :/ ).
Depois dou feedback.
Bom dia!
Grande blog! ;)
É um caminho seguro para fazer em modo familiar? É percurso possível de levar uma criança de 3 anos à pendura numa cadeira?
estou a pensar começar em s. pedro do sul..... que diz?
Cump e boas pedaladas
Boas 6eo,
Obrigado pelos elogios...
Realmente é um percurso muito interessante e recomendo vivamente para que se faça em família. No entanto, e como pergunta, devo dizer que se fizer todo o trajecto até Sernada encontrará algumas partes bem bravias, havendo mesmo a hipótese de certos pedaços terem algumas silvas pelas redondezas... Nada que uma boa família de aventureiros não transponha... Boa diversão e boa volta...
Cumprimentos,
João Galvão
Vou fazer um troço pequenino para começar: S. Pedro do Sul (ponte da estação) - Oliveira de frades.....
pelo que dizes no blogue só havera pela zona das termas um contratempozinho...... depois dou o feedback (se nao chover no proximo fds)
Como fez para regressar? Tinha transporte planeado no ponto de chegada ou voltou de bicicleta?
Obrigado.
Cumprimentos
Joao
Boas John,
Este traçado foi a continuação de um outro que vem de sul, e dá pelo nome de Ecopista do Dão (também descrito neste blog), para iniciar esse, apanhei o comboio em Lisboa, e saí em Santa Comba (Vimieiro), e daí fiz a Ecopista do Dão até Viseu, depois de dormir em Viseu, fiz a Ecopista do Vouga até Sernada do Vouga (Albergaria a Velha), e segui de bicicleta até Aveiro, de onde voltei a apanhar o comboio em direcção a Lisboa.
Espero ter ajudado.
Boas Voltas e Melhores pedaladas,
João Galvão (Nés)
Aqui fica o track do dia de regresso (Viseu - Sernada do Vouga - Aveiro)
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=2186059
...E do trajecto todo, desde Santa comba dão...Passando por Viseu...etc, etc...
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=2184124
Enviar um comentário