terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ecopista do Vale do Vouga

Fazendo a ligação entre Viseu (Avenida Europa) e Sernada do Vouga, onde ainda chegam os comboios desde Espinho, são mais de 75 km. Numa linha, que na sua origem, entre Espinho e Viseu, percorria 140. A Sernada do Vouga chegam ainda, comboios vindos do Ramal de Aveiro, que se mantém activo.

À saída de Viseu não se vislumbram sinais da antiga linha, já que o espaço por esta ocupado foi aproveitado para construir novas avenidas de acesso às aldeias limítrofes, que entretanto ficaram sem ligação férrea à cidade. É assim, na ampla Avenida Europa, e depois, em Abravesses, Pascoal e Campo (Mozelos). Só a partir de Travanca Budiosa damos início à Ecopista verdadeira, perfeitamente definida pelos declives pouco acentuados (impreteríveis ao avançar de um comboio) e aos túneis, pontes, e relevos de pedra recortados à máquina e/ou a explosivos, por onde – Ainda à pouco mais de vinte anos - passavam as auto-motoras da CP.

Por conversas com alguns elementos da população, fiquei também a saber, que nem todas as travessas de madeira e carris de aço foram levantados (…às vezes ainda se sentem, e vêem…). Esse processo foi sendo realizado consoante as construções de estradas, que entretanto se tornaram obrigatórias, para servir as povoações e casas, que até ao final do século passado viviam marcadas pela proximidade do Comboio.

Todo este trajecto, assim, tal qual se encontra, é uma das formas mais atractivas de andar descontraidamente em BTT, e conhecer o nosso belo e heterogéneo país. Por ter declives constantes e pouco acentuados, torna-se acessível a qualquer bttista e proporciona um passeio lúdico e de cariz histórico/geográfico, que, de outra maneira seria muito difícil ou de acessibilidade reduzida. No fundo, é dar proveito à(s) grande(s) obra(s), desenvolvidas desde o final do século XIX até meados do século XX, e que cobriam quase todo o território Português de linhas férreas.

Com o suprimir de algumas dessas linhas, foram criadas pela CP/Refer as Ecopistas.

-Na minha opinião; - Prefiro-as, tal qual está esta, na sua parte não asfaltada (futuramente, tornada ciclovia), entre Travanca Budiosa e Paradela, e entre a Foz do Rio Mau e Sernada do Vouga. Mas compreendo a vontade das edilidades em torná-las atractivas para o ciclista ocasional (normalmente de fim-de-semana) e para as famílias e crianças, tapando os trilhos (…alguns já são singles..) com os pisos e cores habitualmente associados às ciclovias.

Humildemente, gostaria de propor; - Sem excluirmos as descritas empreitadas, que mais tarde ou mais cedo, vão transformar este(s) trajecto(s) em ciclovia(s), a possibilidade de termos as duas versões ao mesmo tempo. Sempre que o espaço o permitisse, deixar coabitar uma linha de ciclovia, paralelamente com um espaço de progressão não asfaltado, tipo terra batida ou “Tout-Venant”.

Ainda maior que este pedaço de Ecopista, que brevemente será totalmente tornado em ciclovia, só conheço a Ecopista do sabor, com os seus 104 km (… até ver, ainda pouco asfaltados…), que tentarei descobrir a médio prazo.






Atividade: mountain bike
próximo a Vendas de Travanca, Viseu (Portugal)
Extensão da trilha: 71,53 quilômetros
Elevação mín: 35 metros, máx: 481 metros
Altura acum. subida: 397 metros, descida: 828 metros
Grau de dificuldade: skill Moderado
Horas: 5 horas 14 minutos
Data: Novembro 02, 2011
Termina no ponto de partida (circular): Não
Coordenadas: 1753
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Primeiro indício da presença da antiga linha férrea por estas bandas.
- A estação de Travanca de Bodiosa.
Por aqui, e como se pode comprovar pela placa de informação quilométrica na parede, estamos perante o P.N.K. 132.o22. A contagem inicia-se em Espinho, mas em termos de linha em actividade, está interrompida em Sernada do Vouga, no km 61,5. Daí, e até à antiga estação de Viseu (actual rotunda no final da avenida Europa, com a av. Cap. Homem Ribeiro), no que seria o km 140, desenvolve-se a Ecopista em questão.
Por agora, circula-se em terra. para um futuro próximo será tudo em ciclovia. Tal como temos na Ecopista do Dão.




Este acesso, com que me deparei logo após a Estação de Termas de São Pedro do Sul, é um dos poucos pontos que poderá criar algumas dúvidas.
Depois da dita estação temos que atravessar a estrada e voltar a apanhar a Ecopista dentro desta rede.




Antiga ponte férrea de São Pedro do Sul, onde ainda hoje se circula. Não só por fazer parte da Ecopista, como pelo facto de ser uma alternativa à EN 16 para o trânsito motorizado.




Uma antiga locomotiva em Vouzela.



Uma das várias pontes desta antiga linha.
- Em Travanca, ainda se vêem os carris e sentem-se os parafusos de travamento às travessas...




...Aliás, não é só nas pontes que se sentem esses relevos. Em alguns troços desta Ecopista, além de se sentirem, também se podem ver as travessas da antiga linha férrea.




Com o aproximar do fim desta Ecopista, já depois de termos cruzado os cerca de 6 quilómetros que já têm "tapete vermelho" da ciclovia do Sever do Vouga, e seguindo o caminho de Sernada do Vouga, podemos usufruir destes autênticos singles. Por falta de uso da Ecopista e por estarmos muito próximos da estrada, alguns destes troços vão fechando.




Onde provavelmente existiria uma ponte (será o cimento o suporte de tal estrutura?), hoje temos uma íngreme rampa que nos leva até à estação de Paradela, onde começa a ciclovia de Sever do Vouga.



- Carvoeiro. Último apeadeiro desta Ecopista, para quem circula desde Viseu.



Auto-motoras existentes na Linha do Vouga (parte activa), entre Espinho e Sernada do Vouga.
Nesta, podemos ver uma pequena recordação dos 100 anos desta linha férrea.


GR e RA




9 comentários:

R. Jordão disse...

Boa noite,

Para percorrer este traçado é indispensável o uso do GPS ou consegue-se seguir o caminho/trilho apenas com base na leitura do terreno?

Estava a pensar fazer este trajecto mas não disponho de qualquer GPS daí querer saber se será viável.

Obrigado :)

Cumprimento

João Galvão disse...

Caro R. Jordão,
Claro que com GPS seria mais seguro e fácil seguir o traçado, mas também o pode fazer sem esse aparelho. Como poderá ver pelas fotografias expostas, e pelas que estão no álbum do picasa, ao qual pode aceder pelo link colocado antes das fotos, há alguns pontos de possível engano. Posso tentar dar umas dicas, mas o melhor é mesmo olhar para as fotos e tirar referências. Desde logo, e para evitar perder-se, deve iniciar o trajecto em Travanca Budiosa, a cerca de 8 km de Viseu. Depois e que eu me recorde, tem que atravessar a estrada em frente à estação de São Pedro do Sul para, atrás de uma rede voltar à antiga linha férrea, em Oliveira de frades também terá que fazer um desvio.. Bem, não será fácil, tem que ir perguntando e procurando... O ideal era fazer este passeio com alguém que tivesse GPS, ou pedir um emprestado.
Espero que corra tudo pelo melhor e boas pedaladas.
Cá estarei para alguma duvida.
Cumprimentos,
João Galvão

R. Jordão disse...

Obrigado pela resposta. =)
Dentro de algumas horas faço-me ao caminho (sem GPS :/ ).
Depois dou feedback.

6eo disse...

Bom dia!
Grande blog! ;)
É um caminho seguro para fazer em modo familiar? É percurso possível de levar uma criança de 3 anos à pendura numa cadeira?
estou a pensar começar em s. pedro do sul..... que diz?
Cump e boas pedaladas

João Galvão disse...

Boas 6eo,
Obrigado pelos elogios...
Realmente é um percurso muito interessante e recomendo vivamente para que se faça em família. No entanto, e como pergunta, devo dizer que se fizer todo o trajecto até Sernada encontrará algumas partes bem bravias, havendo mesmo a hipótese de certos pedaços terem algumas silvas pelas redondezas... Nada que uma boa família de aventureiros não transponha... Boa diversão e boa volta...
Cumprimentos,
João Galvão

6eo disse...

Vou fazer um troço pequenino para começar: S. Pedro do Sul (ponte da estação) - Oliveira de frades.....
pelo que dizes no blogue só havera pela zona das termas um contratempozinho...... depois dou o feedback (se nao chover no proximo fds)

john_the_oak disse...

Como fez para regressar? Tinha transporte planeado no ponto de chegada ou voltou de bicicleta?

Obrigado.

Cumprimentos
Joao

João Galvão disse...

Boas John,
Este traçado foi a continuação de um outro que vem de sul, e dá pelo nome de Ecopista do Dão (também descrito neste blog), para iniciar esse, apanhei o comboio em Lisboa, e saí em Santa Comba (Vimieiro), e daí fiz a Ecopista do Dão até Viseu, depois de dormir em Viseu, fiz a Ecopista do Vouga até Sernada do Vouga (Albergaria a Velha), e segui de bicicleta até Aveiro, de onde voltei a apanhar o comboio em direcção a Lisboa.
Espero ter ajudado.
Boas Voltas e Melhores pedaladas,
João Galvão (Nés)

João Galvão disse...

Aqui fica o track do dia de regresso (Viseu - Sernada do Vouga - Aveiro)

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=2186059

...E do trajecto todo, desde Santa comba dão...Passando por Viseu...etc, etc...

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=2184124