terça-feira, 4 de maio de 2010

N13 - Valença do Minho / Viana do castelo


Depois de ter terminado a prospecção pelo Caminho português até Valença do Minho, que vos relatei há dias neste BLOG, restava-me agora regressar até Ponte de Lima onde se ia iniciar mais uma busca de trajectos alternativos, que teria como ignição os traçados do Lima até ao mar. Tal regresso a terras Vinho Verde, via Viana do Castelo, foi feita por uma das mais belas estradas de costa deste país. Se a nossa conhecida marginal da linha de Cascais (N6), é uma referência de magníficas vistas com a constante presença do mar, esta, a N13, desde Valença até Viana (ela continua até ao Porto), não lhe fica atrás. Além de mais extensa (fiz mais de 50 km), passa por localidades bem características da costa norte do nosso Portugal.

A saber: Vila Nova de Cerveira; Gondarém; Seixas; Caminha; Moledo; Vila Praia de Âncora e Afife. Sem falar das terras extremas; Valença do Minho e Viana do Castelo e da Proximidade de outra muito conhecida, Vilar de Mouros.

- Vejamos algumas das fotos: (para todas deste traçado: http://picasaweb.google.pt/gilgalvao/ValencaDoMinhoVinaDoCasteloN13#)




Traçado no Wikiloc : http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=870495



AS FOTOS :

De uma escola primária (em Vila Nova de Cerveira) fez-se uma Pousada de Juventude. Parece-me uma óptima forma de aproveitar um espaço tão caracteristico, ao mesmo tempo que se acompanham as mudanças da sociedade. Aqui pelo Norte surgem-nos muitos destes casos, em que o bem estar das populações locais é beneficiado em detrimento da degradação dos edifícios públicos, alguns até com assinalável interesse histórico/cultural. Vamos ver mais alguns exemplos neste post.

... Cá está mais um exemplo. De uma estação de Caminho de ferro meio abandonada (em Gondarém), fez-se a sede de um rancho folclórico.



Belas as vistas perto de Caminha, para lá do Rio Minho já é Espanha, nomeadamente a Galiza. Pouco nos separa da foz do rio e da presença do Atlântico


Também se encontram ricos pormenores arquitectónicos por estas terras. Este palacete em Seixas é um bom exemplo disso.



Já em Caminha, à beira do porto dos ferrys que atravessam para o outro lado do rio e da fronteira, e nos levam a La Guardia.
Ainda não foi desta que fiz tal travessia, mas ficou programada para breve, quando voltar a estas terras para ultimar um projecto ambicioso mas plausível, que passa por construir um caminho de Santiago pela costa. Ou pelo menos tanto pela costa quanto possível. Para já, ainda estou nas bases de tal projecto, mas já se pode "saborear" um pouco em: ESPINHO - PONTE DE LIMA



Já em Viana do Castelo, no final desta abordagem que fiz pela Estrada N13 (a mesma estende-se até ao Porto), numa das avenidas pedonais ribeirinhas, com o Monte de Sta Luzia ao fundo.


GR

Sem comentários: