quarta-feira, 5 de maio de 2010

Viana do Castelo - Ponte de Lima (em busca da Ecovia do Lima)

Em busca da Ecovia inacabada – Viana do Castelo/Ponte de Lima.

Link do traçado no Wikiloc : http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=870520


Apesar de a minha busca ter partido de uma informação errada, aliás de várias, já que para além do panfleto que li sobre o tema, em que se aborda o traçado como de uma obra concluída se tratasse, e ainda, pela interpelação que fiz a variadíssimas pessoas, que me referiam como hipótese o facto de tal projecto já ter saído do papel, acabei por “marcar” um belo trajecto para um passeio descontraído junto ao rio.

Encetei uma busca pela zona ribeirinha na procura incessante de tal traçado. Para avançar ia perguntando, - Oh! Se ia perguntando. Mas as respostas eram na sua maioria muito vagas. À medida que ia progredindo ao longo do rio fui passando por alguns pontos de interesse.
A nível das infra-estruturas para a circulação de velocípedes sem motor, posso frisar a passagem por algumas Ciclovias em Viana do Castelo e em Ponte de Lima. Espero ainda voltar a este assunto neste blog, para um Post mais específico.

A minha procura por marcações da dita Ecovia começava-se a revelar infrutífera, chegando muitas vezes a pontos sem saída. Até que encontrei um casal, em que o sujeito estava relativamente bem informado, chegando mesmo a usar o telefone para confirmar a existência de tal possibilidade de progressão, com um jovem amigo das lides ciclistas. Tudo resumido, chegou-se à conclusão que tal via ainda não tinha passado de um projecto, e que do traçado definitivo apenas estão construídos cerca de sete quilómetros desde Fontão, mas que são interrompidos antes da passagem para Bertiandos, podendo dizer-se que, realmente para circular sem obstáculos temos mais ou menos 4 kms, num total que virá a ser de mais de vinte, só entre Viana e Ponte de Lima, prolongando-se depois por mais alguns até Ponte da Barca.

Contrariando a opinião da maioria das populações a quem questionava pela continuação da minha tentativa de progressão, e que me sugeriam que seguisse pela estrada nacional, fui avançando tão próximo do rio quanto possível, usando as aldeias costeiras como guia.
Apesar de tudo, consegui ter uma ideia do que será a futura Ecovia (se esta algum dia ficar concluída), por ter transitado sempre muito perto da água. Com alguma dificuldade, e gastando muito mais tempo do que aquele que inicialmente tinha previsto, lá fui marcando em busca da passagem por entre a veiga da margem direita do Lima. Foi assim até chegar ao início da “obra” propriamente dita.

Depois, e durante os quilómetros finais, desde Bertiandos até à ponte Romana que dá nome ao povoado à beira do Lima, foi sempre a rolar.
- Uma obra a concluir! - Para o bem de todos.

Algumas fotos:

Uma passagem perto de um parque de merendas em Lanheses

As placas originais de informação da Ecovia existente. Já um pouco danificadas.

Numa das muitas buscas que ia fazendo na tentativa de ligar os vários troços junto ao rio
tive que vencer algumas dificuldades, entre elas, as travessias de veigas, que muitas vezes ainda tinham alguma água.


Já com Ponte de Lima à vista. Do lado de lá do Rio Lima.



A Capela do Anjo da Guarda.


GR

Sem comentários: