segunda-feira, 20 de abril de 2009

Quando o sonho se torna realidade!















Pois é... Ao fim de cerca de quarenta anos, consegui concretizar um sonho de criança.Tudo começou quando eu tinha cinco anos de idade, época em que aprendi a andar de bicicleta, felizmente que um amigo me deixou aprender na sua "Ginga", porque os tempos eram difíceis e os meus pais não tinham posses para me comprar tão almejado presente.Mas isso agora não interessa nada, os tempos que correm também estão difíceis e não é por isso que os meus filhos deixam de ter uma bike.Foi numas férias de natal, decorria o ano de, 1968, se não estou enganado ainda o ditador não tinha caído da cadeira, que eu e os meus amigos de infância nos juntávamos na Rua do Cardal de São José, uns para andar de bicicleta, outros para assistir; Os que assistiam eram os que para além de não terem " bina" também não sabiam andar, mas eu tinha muita vontade de andar e aprender, felizmente que havia algumas meninas que tinham, mas que se fartavam depressa, e assim houve quem me empresta-se uma bike, para que aprendesse também andar, escusado será dizer que numa questão de horas comecei a dominar a máquina, e assim a participar nas corridas que os rapazes faziam, rua a cima, rua abaixo.Aí estava eu mais parecia o "dono do mundo" pois o meu ego era enorme, e a partir daí comecei a sonhar com grandes aventuras de bicicleta, mas o meu primeiro grande sonho era ter uma bicicleta só minha, coisa que só se viria a concretizar alguns anos mais tarde, quando eu consegui juntar dinheiro para assim a poder comprar, pois já trabalhava.Mas o grande sonho era ter uma bike com a qual eu pudesse ir acampar e o respectivo material iria num atrelado, que por sua vez era rebocado pela respectiva bike.
E como puderam observar pelas fotos o sonho concretizou-se, mas uma coisa a que acabei de constactar, mas que quase todos já sabiam, é que o nosso país quando percorrido com calma e disponiblidade parece mais bonito, porque será?
Ora se a aventura foi de Lisboa a Lagos e dorou dois dias e meio, com passagem por Setubal, Troia, 1ª dormida no parque de campismo de melides.
Segundo dia, Melides, Porto Côvo, com almoço em Vila Nova de Milfontes, e conclusão de etapa, passando por Odemira, com dormida no parque de Campismo de Odceixe, parque com instalações de Boa qualidade.
Terceiro e ultimo dia, partida pelas nove da manhã com passagem por Aljezur, serra do Espinhaço de Cão, e diga-se em abono da verdade que muito penei para conseguir passar por essa tão famosa serra, e mais adiante um nome que me ficou a latejar na cabeça que foi Bensafrim, e aí já só faltavam cerca de oito kilómetros, que com um pouco mais de coragem se percorreram em meia hora, finalmente Lagos, o almoço foi logo ali no Macdonalds, e a partir daí é que foi a surpresa.
Pois fiquem sabendo que Portugal quer ser um país ao nivel dos mais avançados da Europa, com TGV, Aeroportos novos com tecnologia de ponta, mas uma coisa que não me cabe na cabeça, é porque razão os centros de decisão querem ser como os outros, mas nem sequer fazer um esforço para perceber como se chega lá.
Passo a explicar, como é sabido quando alguém vai passear de bicicleta para fora de portugal, sempre que precisa de transportar a dita, as empresas de transportes desses mesmos países não colocam qualquer tipo de objecções, antes pelo contrário até ajudam;
Em Portugal cada vez que um cicloturista chega a uma estação de comboio ou de camionagem, com vista a deslocar-se para outra terra com a respectiva bicicleta como bagagem, há sempre objecções, ou porque são normas, ou porque é passivel de sujar a bagagem dos outros.
Será que não existe em Portugal um legislador que goste de andar de Bike?
Será que não existe entre nós um admistrador de uma empresa de transportes públicos que tenha alguma simpatia por esta causa, que são as bikes?
Será que as Bikes são assim tão prejudiciais pera o ambiente?
Será possivel querer-mos ser como os outros se não conseguimos ter uma atitude idêntica à deles?
Será que o facto de uma senhora que precise de transportar e muito bem, um carrinho de Bébé junto de si dentro de uma carruagem, para se deslocar de uma cidade para a outra só o vai poder fazer no comboio Regional que para em todas as estações e apeadeiros e demora algumas quatro ou cinco horas a chegar ao destino.
Porque razão é que quem regula os transportes em Portugal não dá ordens no sentido de se criar condições para se poder transportar as bikes nos transportes públicos, mesmo que mediante o pagamento de uma taxa adicional, como pagam os animais de estimação?
Creio que não preciso de me alongar mais em comentários, para demonstrar a minha indignção em relação a esta matéria.
Quero desejar a todos muita Saúdinha da Boa, e que quem de direito tome uma atitude no sentido de que Portugal se torne um verdadeiro país EUROPEU.

1 comentário:

João Galvão e Ricardo Rosa disse...

Como sabes, estou contigo na revolta a que já nos vamos (infelizmente) habituando.
Como sabes, no nosso portugalZinho, que não tem nada a haver com o nosso País, aquele que “É POSSÍVEL” ter, dizer mal e dificultar só porque temos um pouquinho de poder nas mãos, é o pão de cada dia... Nos dai hoje, outra forma de estar....PLEASE!!!
Já chega de sermos pequeninos!
Basta PÔR os olhos aqui nos vizinhos espanhóis...Dassss!

Quanto ao sonho. Este é um dos teus, sabes que também poderia ser meu...
Quanto aos outros sonhos... lá vamos nós paulatinamente e sem pressas cumprir(indo)...