quarta-feira, 1 de abril de 2009

Sapatos de encaixe? Problemas nas articulações? A continuação de um tema.

Com a devida autorização do "outro interveniente", post(o) por aqui um tema muito interessante para qualquer Ciclista de Médio ou longo curso.

Assim, em mails e respostas chegou-se à seguinte conclusão:

Diz o "Jabas":

- Estava a dar uma vista de olhos no fórum e vi este tema, que para mim é pertinente e vi uma resposta de um ortopédico, que justifica, acho eu, o inchaço dos teus joelhos ao fim de algum tempo.
Lê a resposta do Ventura e vê se alterando o apoio minimizas o inchaço.


Contrapõe o "Guarda-rios":

- Obrigado.

Como sabes, eu nas peregrinações ando com pedais mistos precisamente para evitar esse mal , que, por acaso já era do meu conhecimento. Tento por isso, em grandes jornadas, mudar a posição dos meus pés para minorar ao máximo tal maleita. Daí, ela normalmente só me surgir a partir do terceiro quarto dia. Antes disso, e com os encaixes, também tentei mais do que uma posição e ângulo de aperto dos sapatos. Acho que tem mais haver com alguma forma de pedalar e o super esforço que fazemos nestas longas jornadas a que estamos sujeitos nos longos caminhos.

...De qualquer das formas... O saber não ocupa lugar.... antes pelo contrário!

Depois de ler, e como já tínhamos falado em conversas anteriores (também foi o que eu aprendi no curso de treinadores), o encaixe deve estar sob o segundo dedo do primeiro metatarso. Aí, e academicamente falando é onde é exercida a maior força possível pela alavanca movida pelo pé.

Não há dúvida de que o Ventura sabe do que fala, mas não me acrescentou muito... aquela cena de rodar um pouco os Cleats de forma a que fiques com os pés na bicicleta como os tens ao andar, também já tenho.

Resumindo. Apesar de não ter um prova cientifica que o comprove em absoluto, estou plenamente convencido que o meu mal dos joelhos não tem directamente a haver com os encaixes e a sua posição, mas sim com o acumulado de esforço que despendemos ao longo dos dias de uma peregrinação. Não nos podemos esquecer que pelas nossas articulações (e não só os joelhos) passam mais de vinte e cinco quilos de carga. O problema é mesmo a nossa força...lol
Mais tarde ou mais cedo, tenho essa consciência, vou ter que os abrir, para tirar liquido... à laia de Futebolista...lol

Abraços, Compadre... E bons treinos!!!

Resposta do "Jabas":

- Sim senhor, desconfiava que este assunto já era do teu conhecimento e inclusivamente acho que já tínhamos falado sobre isso, mas foi preferível leres.
CONCLUSÃO:

Se tiverem hipóteses para tal (e se o tema vos disser alguma coisa), leiam o link do fórum... E sejam felizes praticando Desporto... Principalmente PEDALANDO!

Saúdes e Saudades do "Guarda-Rios" e do ..."Jabas"

Sem comentários: