sábado, 4 de abril de 2009

Artes Marciais e outros que Tais

Como é do conhecimento público, os "irmãos Néz e Clinas" São uns fervorosos adeptos do bem estar psiquico e fisico, e para isso, além de dar umas pedaladas ainda se dedicam à prática do Karate, estilo Shotokai; Só que desta vez o que me trás aqui não é o Karate-do mas sim uma prática que muito poucos devem conhecer "e ainda bem" que dá pelo nome de Kiusho.

E perguntam voçês o que é o Kiusho? O Kiusho é uma arte desenvolvida por um homem que dá pelo nome de Ivan Pantazi cuja finalidade é através do estudo aprofundado do corpo humano descobrir quais os pontos de pressão que estão ligados aos orgãos vitais e que quando pressionados desencadeiam reacções que nos deixam completemente vulneráveis e sem poder de reacção.

E depois de ter dito qual o fundamento do que aqui me trás, cá vai; Ontem, sexta feira dia, 3 de Abril, fomos presenteados com um treino da referida arte, e que foi menistrado pelo mestre João Ramalho, para quem não sabe é o respresentante em Portugal da Kiusho internacional.

Treino esse que teve lugar na escola Gama Barros no cacém, onde o nosso Mestre João Gonçalves, também dá aulas de Shotokai.

O treino começou com o tradicional aquecimento, e avançou para um "kata" de uma graduação para a qual eu e o meu amigo Néz, ainda não tinhamos conhecimento mas não foi por isso que deixámos de a fazer, Kata essa cujo nome é " kanku dai" traduzindo para a lingua para a ligua de Camões, Signifíca " Olhar o céu" e que começa logo com uma chave, que quando bem aplicada é suficiente para provocar graves danos no braço do atacante.;
E com o estudo aprofundado "Bunkai" do referido kata o treino foi avançando, até que passou para o dominio do Mestre João Ramalho, e aí começou o deslumbramento do meu amigo Néz, que por ter sido o seu primeiro contacto com esta prática, coisa que eu já lhe tinha transmitido, mas não há como "ver para crêr" e assim o homem só dizia isto é do "camandro, o gajo faz o que quer dum gajo" espero que tenhas gostado e muito provavelmente, se bem te conheço o mestre João Ramalho, tem já em ti um fervoroso adepto de tão bela e complexa arte de imobilizar o opunente.

De referir ainda, que por ser uma coisa que mexe com o corpo humano não é aconselhado a todas as pessoas, porque quando mal dirécçionado pode provocar lesões permanentes, ou até ser letal.

E assim me despeço com o desejo de Boas práticas e muita Saúdinha da Boa!

1 comentário:

João Galvão e Ricardo Rosa disse...

Como diria uma Amiga comum…
- Uh! – Que Medoooo!!!!!
LINDO!!!