segunda-feira, 28 de abril de 2014

Rota dos Castelos (Lisboa - Torres Vedras) V2.0



Desde há muito projectado, estava o regresso a este traçado, que foi uma das minhas primeiras marcações, e que me deu muito gozo, mas também muito trabalho. Falo da "Rota dos Castelos"; À qual, e durante o ano de 2009, fiz prospecção e marquei, e que se estende, em etapas (são cerca de 450 km's), desde a Sé, e Castelo de Lisboa, até à Sé do Porto, usando cerca de 10 Castelos, e pontos de assinalável interesse histórico, do nosso país. Na altura, tal projecto, para efectuar com uma bicicleta de TT, e maioritariamente marcada fora do asfalto, além de ser uma ligação entre essas duas cidades tão importantes, serviu (pelo menos foi esse o intuito), como alternativa à progressão dos Caminhos de Santiago, que habitualmente são usados entre as zonas referidas, aproveitando para fazer a ponte entre povoações menos exploradas e dando a conhecer "in loco" os tais ex-libris do património Português. Depois de passados cinco anos, sem que tivesse retomado tais Caminhos, era chegada a altura de voltar aos trilhos, na perspectiva de os relembrar e de "provar" que ainda estavam possíveis. Foi assim que no último dia 25 Abril, me fiz à "Rota" para completar a Ligação entre Lisboa (Via Damaia e Pontinha) e Torres Vedras, traçado por mim proposto como primeira etapa desta "empreitada". 
São Mais de 65 quilómetros de muito BTT, bastante duros, como é apanágio da zona Oeste. Com quase 1800 mt de a.a., só exequíveis fora da época das chuvas. Pela companhia e sabedoria do companheiro do pedal; - Jabas (Zé...i), foi possível rever e melhorar alguns pequenos traçados, tornando este projecto ainda mais aliciante. Depois de revisto na sua totalidade, fará parte (voltará a fazer) dos meus programas de contínua exploração deste país, que quanto mais descubro e pedalo, mais aprecio.
Para breve (espero), ficarão as outras etapas mais a norte...









...Sempre belas as vistas do Oeste. 
Entre Montachique e Torres Vedras, nas imediações da Serra do Socorro, depois de uma alucinante e técnica subida, precisamente no momento em que respirávamos e preparávamos a radical, mas algo perigosa descida.
MUITO BOM! - Isto é o BTT!





...Cá estamos nós a cumprir com a moda das selfies...





...Um dos pontos do trajecto que mais receio me trazia em relação à marcação efectuada em 2009, situa-se depois de Enxara dos Cavaleiros, numa derivação por terras de vinhedo, que digo-o em forma de alerta, se for efectuado em período de chuvas, será coisinha para demorar (quiça impossibilitar) esta etapa, tal como está desenhada neste local.
...Aqui vemos o Zé numa das partes desse vinhedo. A seguir ainda andamos a saltar muros... 
- TAMBÉM FAZ PARTE DO BTT!





...Esta imagem dá ideia do que é, ou do que pode ser, na generalidade, as dificuldades deste track.
Como quase sempre, na fotografia, não é possível ter a noção da realidade e das dificuldades fotografadas.
- Nesta parte especifica, a descida era tão inclinada que quase nem a pé é exequível...



GR e ZÉ...I



Sem comentários: