segunda-feira, 21 de abril de 2014

Caminho de Fátima em BTT ("One Shot" Abril de 2014) c/ regresso em bicicleta, até Santarém



O Regresso desde Fátima, até Santarém, foi efectuado em bicicleta (BTT), mas por estrada. 
- Essa viagem teve como principal intuito, o de fazer um jantar convívio, numa famosa casa de pasto de terras escalabitanas. Falo da "Taberna do Quinzena", de onde, e depois de um agradável, mas rápido jantar, ainda tivemos tempo (ao cronómetro) de apanhar o comboio, para regressar a Lisboa. 
- Já em Lisboa, depois do desembarque na Estação do Oriente, ainda tomei o caminho de casa, em bicicleta, fazendo mais alguns quilómetros para a soma total destas quase 19 horas de Passeio, Aventura e convívio.
Ao todo fiz cerca de 230 km's, entre as 5 da manhã do dia 12 de Abril, e as 2 da madrugada, de dia 13. 
No inicio, quando se projectou este passeio, falava-se em andar durante 24 horas, não foi bem assim, mas ficámos lá muito perto. - Ficará para a próxima!

Descrição da volta (Caminho de Fátima):
Mais um Caminho de Fátima desde Lisboa, numa só tirada. Cerca de 152 km's de extenção, 1400 de acumulado ascensional relativo, a uma média de andamento de cerca de 19 km/h. Desta vez conseguiu-se juntar quinze BTTistas, oriundos de vários quadrantes; 
- Tínhamos representantes do Grupo de Sintra "Estupendos 4 Ever", de Lourel "BTT Clube de Lourel", de Sacavém "Fuga da maria" e até alguns participantes "individuais". Foi mais uma jornada de salutar BTT, sem incidentes a registar, e com a chegada de todos os elementos até ao Santuário da Nossa Sra de Fátima, Na Cova da Iría.

Em relação ao traçado, há dois ou três factos a referir: - O Caminho seguido foi o habitual nesta ocasiões, especialmente quando os "Fuga da maria" o efectuam, exceptuando duas situações. - Não fomos pelos diques do Trancão, desde Sacavém à Granja, e depois, desde Alpriate, até Santa Iria da Azóia, não usámos os canaviais e linhas da EPAL, porque essas partes do trajecto foram efectuados em nocturno, e achamos melhor não arriscar na segurança. Além da lama que sabíamos existir. 
Depois de Santa Iria e até Alverca, o percurso usou as novas pontes e passadiços, dos terrenos adjacentes ao aeródromo de Alverca.
Ainda de referir que na Serra de Santo António, antes de Minde, usámos as habituais escaladas técnicas, em vez da estrada para Covão do feto. Após o miradouro sobre o Parque Natural de Mira de Aire e Candeeiros, o trajecto volta às marcações do Caminho de Fátima.










...Longos estradões de agradável progressão, predominantemente plana... 
...Assim é, durante os muitos quilómetros de sapais e terras agrícolas, entre Forte da Casa e Santarém....





....Para depois passarmos às dificuldades do relevo e da componente técnica elevada. 
Onde o principal expoente nos é trazido no Parque Natural das Serras de Mira de Aire e de Candeeiros, mais precisamente na Serra de Santo António, entre a povoação de Monsanto e a vila de Minde...





....Cá estamos nós, representados no Grande Estupendo Paulo; No alto Serra de Santo António, com uma bela vista sobre as vilas de Minde e de Mira de Aire. Num miradouro emblemático, onde a fotografia de grupo é obrigatória...





....Mais obrigatória será esta...
Obviamente, no Santuário de Nossa Sra de Fátima.




GR


Sem comentários: