Este pequeno troço de ciclovia (não passa dos 500 mt), tem uma particularidade muito interessante.
Neste extremo Este do sotavento algarvio, os concelhos de Vila Real de Santo António e de Castro Marim confundem-se, já que apesar de muito maior, o de Castro Marim, não tem muito território na costa, e o de VRSA, sendo muito mais pequeno (julgo mesmo que será o menor do Algarve), divide-se em duas parcelas, abraçadas pelo seu "vizinho", sendo que uma está a Este (onde fica a cidade e o Guadiana), e a outra a Oeste.
Transportando esta curiosidade geográfica para a ciclovia em questão, temos que; Altura é uma freguesia do concelho de Castro Marim, onde as infra-estruturas ciclisticas estão muito atrasadas (é assim com a Ecovia do Litoral e com as ciclovias em questão), enquanto que o de VRSA , onde fica Manta Rota, é muito mais empreendedor. Tendo ciclovias várias, ao longo da costa.
A ciclovia aqui relatada, é precisamente uma dessas, e é um espelho do problema "logístico" que acabo de descrever: - Assim, temos que os quinhentos metros de ciclovia, desenrolam-se desde Manta Rota, em direcção a Altura, mas param abruptamente numa pequena ponte perigosa, feita de chapas de madeira, sobre um curso de água, que divide os concelhos em questão.
O que poderia ser uma ciclovia a ligar dois povoados tão pequenos e tão próximos, é um bloqueio, que mais faz lembrar o muro de Berlim durante a Guerra fria.
Link para o traçado no Wikiloc : http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1224158
As Fotos :
Fim abrupto da ciclovia e do concelho de VRSA. Para lá da pequena ribeira, começa o concelho de Castro Marim, mas continua a Ecovia do Litoral e o Caminho de Santiago (Português de Este), pelo menos enquanto as chapas de madeira não cederem...
Não há dúvida que o concelho de VRSA fez um bom investimento em infra-estruturas para as bicicletas e peões. Aqui temos um bom exemplo.
R.A.
Sem comentários:
Enviar um comentário