domingo, 14 de novembro de 2010

Volta de Estrada (LX-Alhandra-Arruda-Bucelas-Loures-Lx)


Já há muito tempo que não postava aqui nenhuma volta de estrada. Um destes dias ao fazer uma consulta no separador em questão concluí que uma das voltas que mais fazia quando recomecei a andar de bicicleta (em 2004), ainda não tinha por aqui nenhum registo.
Assim, e aproveitando o tempo Outonal, fiz-me à estrada para marcar esta volta. São cerca de 85 km de elevado interesse paisagístico, passando por várias perspectivas de terreno, e ligando as zonas ribeirinhas às de interior montanhoso.

Nesta hipótese de progressão usei a zona da Expo para alcançar a N10, por aí segui até Alhandra, onde virei agulhas para outras alturas, usando a N 248, cheguei a Arruda dos Vinhos. Desde esta localidade até Bucelas a vista é essencialmente de vinhas. É assim um pouco por toda a N 115 (Antiga estrada para as Caldas da Rainha), até chegarmos a Loures.



Link para o traçado no Wikiloc : http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1299967
As Fotos :

Imagem Ex-libris de Arruda dos Vinhos, um pequeno pedaço de um antigo aqueduto, que fornecia água à população. Podemos ver muitas destas linhas de água por estas bandas. tratavam-se de zonas frequentadas pelas famílias Reais e por Nobres, que mandavam construir tais obras para que esse bem essencial chegá-se aos palácios e a algumas populações. Também é assim em Santo Antão do Tojal, já para não falar no de Torres Vedras.



Igreja Matriz de Bucelas (Séc XVI)


G.R.



Sem comentários: