terça-feira, 26 de outubro de 2010

Eurovelo Portugal (Ecovia do litoral) Concelho de Portimão.


Quando chegamos ao concelho de Portimão, deixamos de ter qualquer referência à Ecovia do litoral. Apesar de dentro da cidade, e depois, na Praia da Rocha, encontrarmos algumas vias destinadas ao uso das bicicletas, estas, ainda não têm nenhuma informação acerca do traçado cicloturistico europeu, nem tão pouco, sobre a própria Ecovia.
E pior se tornam as referências, logo que passamos a zona urbana. Assim, desde a praia do Vau até à zona de Torralta (para mim, a maior aberração da construção e do betão, por terras algarvias), e depois até Alvor, para se pedalar no que será a futura Ecovia do Litoral, teremos que nos fazer acompanhar de um GPS.
Quanto à segunda metade do percurso neste concelho de Portimão, sugiro, para os menos aventureiros, e, de uma forma geral para todos, se for durante um período de chuva que vão atravessar este traçado, a fazê-lo pela alternativa sugerida, que dá uso à N 125. Isto porque, enquanto não estiverem construídas as infra-estruturas, que permitirão aligeirar as dificuldades que se nos deparam, para transpor as ribeiras de Farelo, Arão e Odiáxere, tal pedaço de trajecto está pejado de pequenas (que se podem tornar… Enormes) dificuldades.
Como dizia, para quem tenha espírito de aventureiro e goste de sentir algumas dificuldades na progressão, pode-se seguir a via da comporta da Ribeira do Farelo, atravessando o dique todo em direcção à ponte do comboio, usando esta possibilidade, para transpor o curso de água. Mesmo assim, este avanço, não é mais do que um adiar a inevitável passagem pela estrada nacional, já que a partir de Mexilhoeira Grande, a progressão torna-se inviável, tendo que se tomar a  passagem de nível e atravessar para a N 125. Daqui, virando à esquerda e tomando a direcção de Odiáxere (Lagos), podemos continuar a nossa “missão” até ao concelho seguinte, o de Lagos.
Portanto, enquanto não se iniciarem as empreitadas de construção, que transportem do papel para o terreno, todos os projectos para este concelho, no que toca a Ecovia do Litoral, e à futura parte portuguesa do EuroVelo 1, o melhor, para se atravessar estes mais de vinte quilómetros, é fazerem-se acompanhar do track e seguir a alternativa da estrada depois de Alvor.







G.R. eo R.A.

Sem comentários: