sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ecovia do Litoral. Concelho de Tavira (FOTOS)


Aqui fica um pequeno resumo das belas imagens produzidas nestes cerca de 22,5 km´s, pela zona costeira deste concelho, naturalmente dominado pela presença da Ria Formosa e do seu Parque Natural, onde para além dos sapais, nos podemos deliciar com as aves a evoluir de forma natural no seu habitat.


As primeiras indicações de que estamos no concelho de Tavira, são-nos dadas pelas placas junto à zona de Cabanas. A primeira abordagem é bastante convidativa, fazendo-nos passar pela estrada empedrada, contigua à zona pedonal, onde começamos a ter contacto com o Parque Natural da Ria Formosa.


É por lá que andamos até encontrarmos a cidade de Tavira. Todo este trajecto, desde o inicio da freguesia de cabanas de Tavira até à cidade, também é usado pelos Caminhos de Santiago para nos fazer evoluir nesse trajecto. Mais um, que um dia vou querer fazer.




Como dividi esta passagem p'lo concelho de Tavira em dois dias, tive o privilegio de poder assistir ao nascer do dia em plena Ria Formoso, o que vos digo, é um espectáculo imperdível. Não só pelas inúmeras cores que os primeiros sinais de sol nos transmitem, como pelas diversas reflexões que a luz produz nos espelhos de água das salinas, por onde passamos.




A chegada a Tavira também tem o seu quê de mágico. Atravessando a ponte nova sobre o rio Gilão, podemos ter uma ideia bastante genérica do que é a arquitectura desta cidade, e avistar a antiga ponte romana, ainda em uso.





Esta imagem, foi uma das muitas que tirei ao sapal da Ria Formosa. É nos primeiros momentos de sol, que o sal cristalino reflecte a luz de tal forma, que quase encadeia.





A tentativa de captar a sombra perfeita é uma constante de quem faz estes grandes passeios pelos terrenos. Tanto ao nascer, como ao pôr do sol, dependendo da orientação que tomamos, muitas vezes surgem-nos as mais diversas possibilidades. Neste caso, como a progressão era assumidamente em direcção a Oeste, o efeito produzido originou esta curiosa imagem.



GR e RA

Sem comentários: