segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ecovia do Litoral. Concelho de Loulé (FOTOS)

Concelho de contrastes, desde os económicos aos geográficos. Onde estão grande parte dos investimentos turísticos de luxo (Quinta do Lago; Vale do lobo; Vilamoura...) e onde, podemos testemunhar o isolamento e pobreza de alguns dos povoados do interior.

Região de terra vermelha e seca, onde o pó se levanta da estrada à nossa passagem, como se estivesse-mos no deserto, mas ao mesmo tempo, com uma linha costeira rica em praias para todos gostos. No concelho de Loulé perde-se de vez a presença dos sapais e arrozais, para passarmos para a imagem mais frequente do Algarve: - As belas praias com as suas falésias.



De uma forma geral, as marcações deste concelho estão bem colocadas e em bom estado de conservação, chegando mesmo para fazer de painel publicitário...
A iniciativa de mostrar o mapa do município também é de louvar, já que nos dá uma noção perfeita da nossa localização.

 

Esta estrada de marcos e divisões territoriais, é demonstrativa de um dos contrastes de que tenho vindo a falar. Se por um lado, temos a imagem de uma estrada árida, em que o pó se levanta com a brisa, por outro temos a verdejante paisagem atrás da rede. 


Não há muitos, mas de vez em quando lá se vêm uns marcos vandalizados. Juro que não fui eu...LOL



Duas marcas bem distintas, mas ao mesmo tempo, presenças assíduas neste concelho. A cor e composição dos solos e a publicidade de "rent a bike", nos postes de marcação da Ecovia do litoral.


E de repente, a aridez vai dar lugar à frescura, transmitida pela água do mar. A partir de agora, a presença das praias será bem mais assídua. Começamos já pela de Quarteira, onde inclusivamente teremos que saltar da bicicleta, para a passar a "carregar", areal fora.

AH queres frescura... Então toma lá areia! - Desmonta! LOL


G.R. e o R.A.

Sem comentários: