Nesta minha progressão na costa algarvia, desde Este para Oeste, do Sotavento para o Barlavento algarvios, em busca dos trilhos planeados para a Ecovia do Litoral (futura parte portuguesa da linha 1 do Eurovelo, eis-me chegado ao concelho de Tavira. A progressão neste concelho foi dividida por dois dias, nomeadamente os dias 01 e 02 de Outubro deste ano.
Link do track no Wikiloc : http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1224258
Desde a entrada no Concelho, que se dá pela freguesia de Cabanas, até á saída do mesmo, antes de chegar à localidade de Fuzeta, passamos por vários tipos de terreno, mas com especial incidência aos estradões do sapal, junto a zonas pantanosas, mas sempre do lado continental da Reserva Natural de Ria Formosa (isto é: Não chegamos a ir à ilha de Tavira, onde sei haver um Parque de Campismo convidativo). De uma forma geral, as infra-estruturas de progressão estão em bom estado e bem sinalizadas, sendo este, um município onde as "sub-empreitadas" foram terminadas com sucesso.
Para se cumprir esta Ecovia, o município de Tavira tornou possível a ligação entre algumas zonas de sapal, criando pontes de madeira para uso pedonal e das bicicletas, sem que tenhamos que atravessar as pontes da linha férrea (quase sempre paralela a esta Ecovia), como acontece com outros concelhos, como veremos nos post seguintes.
A presença dos espelhos de água onde se faz a extracção do sal sempre à nossa mercê, faz com que a paisagem seja sempre muito característica. Com mais ou menos montes de sal, apesar de muita dessa recolha ser feita através de grandes máquinas industriais, é uma "arte" que terá sempre o seu quê de mágico e tradicional.
G.R. e o R.A.
Sem comentários:
Enviar um comentário