sexta-feira, 20 de junho de 2014

Portugal Transversal - Estrada II [Lisboa-Espanha (Badajoz)] {ONE SHOT}


Este track refere-se ao trajecto de cruzamento transversal de Portugal, desde Lisboa (Damaia/Benfica), até Espanha (Badajoz), usando a travessia de barco desde o terreiro do Paço, até ao Montijo (seixalinho), e depois toda a Estrada Nacional 4, por Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Arraiolos, Estremoz, Borba e Elvas. 
Como esta volta foi parte integrante de um percurso mais abrangente por terras do Alto Alentejo e estremadura, que contemplou dois dias, deixarei aqui no blog um relato em que será revista toda a viagem, de ida e volta, onde este trajecto será obviamente incluído. Dentro do que têm sido os projectos de Travessia de PORTUGAL TRANSVERSAL Segue-se mais este, que desta vez teve a particularidade de ter começado e acabado em Lisboa, tendo pelo meio feito uma abordagem a terras de Espanha. Ao todo, nos dois dias, desde as 9,00 horas de sábado, até às 18,00 horas de domingo, foram quase 500 km's, com cerca de 5000 mt de acumulado ascensional relativo, a uma média de andamento de 27 km/h. 

No primeiro dia - A que se refere este postr - Após a saída da Amadora - Via Monsanto - fui apanhar o barco ao Terreiro do Paço até ao Seixalinho - Montijo, e daí encetei a progressão até à fronteira espanhola, em Badajoz, percorrendo toda a Estrada Nacional 4 (EN 4). 
Contas feitas, até Espanha, foram feitos 210 km's a uma média de 29 km/h, aproveitando a ligeira ajuda do vento que soprava de SudOeste. - Dentro do Distrito de Setúbal, passei por Montijo, Atalaia, Pegões, cruzando a A 33, A 12 e A 13. Passando para o distrito de Évora, paralelamente à A 6, cheguei a Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Rio Almansor, Arraiolos, Vimieiro, cruzamento com a IP 2, Estremoz, Borba, entrada no distrito de Portalegre, Terrugem, Vale Boim, Elvas, Rio Caia, Fronteira de Espanha e Região de Badajoz. Nesse mesmo dia, e após ter atravessado a fronteira para as habituais recordações fotográficas, iniciei o regresso a Portugal e a Elvas, onde além de querer fazer a prospecção à ciclovia da Estrada do caia, tencionava pernoitar. Pela falta de vagas, associada a um campeonato de setas, fui obrigado a ir à procura de hospedagem para outras terras. Como tinha o intuito de fazer a viagem de volta usando estradas diferentes, foi assim que virei azimutes - contra o vento - para a EN 373, reentrando no distrito de Évora, e passando por Jerumenha primeiro, e Alandroal em seguida, onde acabei por dar por encerrada a jornada desse dia, somando assim mais de 260 km's, bem mais de 2000 mt de a. a., a uma média de andamento de 27 km/h. Mais voltas de estrada no Blog NezClinas

(para um post futuro, todo o percurso de ida e volta, efectuado nos dois dias)








...Fugaz passagem por Arraiolos, onde por coincidência, acontecia uma festa relacionada com os "Tapetes de Arraiolos" 





...Em plena EN 4, com Estremoz ao fundo...






...Já na fronteira Portugal/Espanha, em cima do Rio Caia, que divide os dois países.



GR

Sem comentários: