quarta-feira, 18 de junho de 2014

Ecopista de Évora, Arraiolos e Mora (Parte possível para BTT)


"O Plano Nacional de Ecopistas da REFER foi criado em 2001, tendo em vista a requalificação e reutilização das linhas e canais ferroviários sem exploração em algumas áreas do Norte, Centro e Alentejo." Este trajecto reporta-se somente à parte onde é possivel circular com uma bicicleta de BTT. Há parcelas, especialmente até Pavia, e também depois, numa zona que não tive oportunidade de visitar, que estão transitáveis, embora em alguns troços se note alguma dificuldade para circular, por os caminhos estarem praticamente fechados e incógnitos, ou por haver a presença de areia a dificultar a progressão. No entanto, as velhas travessas de madeira e os habituais carris, pelo que me foi dado a perceber, já não se encontram no local.
Neste momento já é possível circular entre Évora e Pavia, praticamente sem restrições, pisando os concelhos de Évora, Arraiolos e Mora (este, em muito menor extensão). Já são mais de 40 quilómetros de percurso, praticamente sem desnível mas com muita aridez e sem muitos apoios. Aconselháveis fora dos picos do calor.






ALGUMAS FOTOGRAFIAS:




A Ecopista - que dentro da cidade de Évora, é asfaltada, mais parecendo uma ciclovia - começa dentro de Évora, próximo da estrada circular da muralha. 
No fundo esta Ecopista contorna a cidade pelo lado Este.





...Apresenta este aspecto até ao cruzamento com a Estrada do penedo do ouro, Estrada Municipal 527, depois do Bairro das Pitas.





...Na estação de Graça (Graça do Divor) - Uma das poucas que contemplava este Ramal de Mora, o aspecto é este. - Parece uma zona do Velho Oeste abandonado.





...Já a Caminho de Pavia, depois do cruzamento desnivelado com a Estrada Nacional 4.



GR e RA

2 comentários:

Ivan disse...

Olá
alguém tem ideia se algures ao longo deste ramal de Mora é possível montar arraial para pernoitar? Alguém conhece um parque de campismo ou algum sítio onde se possa montar tenda com segurança?

João Galvão disse...

Olá Ivan,
Segurança é uma coisa muito relativa... Mas lá que há espaço, disso não tenho duvidas. Parece-me que nas proximidades, ou mesmo dentro de uma das estações desactivadas haverá hipótese de montar a tenda com alguma segurança. Estou convencido de que ninguém irá lá chatear... Só se for a "guarda"...
Eu montaria a tenda sem grandes receios...
Espero ter ajudado e bons passeios
João Galvão (Nés)