segunda-feira, 12 de maio de 2014

Estrada - Volta Longa - Lisboa (oriente)-Fátima- Lisboa [263 2500 27]



Volta de estrada longa, desde Lisboa (estação do Oriente) até Fátima (Cova da Iria) e regresso por estradas diferentes. Num total de 265 km, para um acumulado ascensional relativo de cerca de 2500 mt, a uma média de andamento de 27 km/h. Atenção: - Esta volta, no regresso a Lisboa, tem uma pequena passagem (cerca de 4 km) pela IC2, num troço entre a asseiceira e a Espinheira, que pode ser evitado seguindo em frente pela EN 1. Eu fui induzido em erro por uma indicação errónea, mas acabei por sair na seguinte saída. Se puderem evitar, melhor. No sentido Norte faz passagem nas seguintes localidades e pontos de interesse: Parque Das Nações, Sacavém, Rio Trancão, EN 10, Alverca, Vila Franca de Xira, Carregado, EN 3, Azambuja, Cartaxo, Vale de Santarém, Santarém, Póvoa de Santarém, Pernes, Rio Alviela, Parceiros de São João, EN 243, Zibreira, Casais Martanes, Pedrogão, Alquiedão, Pafarrão, EN 357, Fátima. O Regresso, no sentido Sul, usou as seguintes estradas e localidades: Fátima, EN 360, Boleiros, Vale Alto, Covão do Coelho, Minde, EN 243, Casais Robustos, Moitas Venda, Vila Moreira, EN 361, Monsanto, Amiais de Cima, Coutada de Cima, Alcanede, Fráguas, Rio Maior, EN 1, Asseiceira, Espinheira, Marés, Ota, Cheganças, próx a Alenquer, Casal Machado, Carregado, Castanheira do Ribatejo, Alhandra, Póvoa de Sta Iria, Sacavém e Gare do Oriente.


TRAJECTO E TRACK GPS NO WIKILOC:


Números gerais desta viagem.

VALORES APROXIMADOS :

10 mt Altitude mínima
9,45 h Tempo de andamento 
(5,15 h Para Norte; 4,30 h para Sul)
10,30 h Tempo gasto para a viagem
27 km/h Velocidade média andamento
66 km/h Velocidade Máxima
128 PPM Frequência cardíaca média
178 PPM Frequência cardíaca Max
263 km’s percorridos
450 mt Altitude Max atingida
2500 mt Acumulado ascensional relativo
6230 Kcal Calorias gastas





...Por todo o lado por onde passei, estava sempre acompanhado de um mar de Peregrinos a Nossa Senhora de Fátima. - Ou não estivéssemos nós no fim de semana que antecede o 13 de Maio.
Realmente, o que eu continuo sem perceber, é o porquê de não se conseguirem convencer as pessoas a deixarem a peregrinação de estrada, e passarem para caminhos mais interiores e protegidos (...que já os há...).





...Belas cores que adquire o Ribatejo por esta altura do Ano.





 Interessante esta povoação de Alcanede. 
É uma daquelas, pelas quais eu nunca tinha passado, ou pelo menos não lhe tinha dedicado a maior atenção...


GR


1 comentário:

maczhb disse...

Olá João

muitos parabéns pelo Blog, costumo passar por cá como iniciado nas voltas de bike, só de ver o blog, a descrição e as fotos dá logo vontade de começar a pedalar.

Depois de 2 anos a pedalar em BTT, comecei agora numa bicicleta de estrada e pelas "sugestões" do blog, só me dá vontade de ir pedalar, um espectáculo.

Obrigado pelo "serviço público" na divulgação dos caminhos e boas pedaladas.

Mário Alexandre