terça-feira, 27 de maio de 2014

GR 30 Rota das Linhas de Torres - Torres Vedras-Alhandra


Ainda não foi desta, que se conseguiu fazer toda a GR 30, de uma só vez; - O chamado "ONE SHOT": Apesar de ter feito algum estudo prévio do terreno, tendo chegado à conclusão que pela dificuldade e orgânica do percurso, o local mais lógico para começar é em Torres Vedras, tomando a direcção Sudeste - Já que as maiores subidas são logo nesse sentido; - Serra do Socorro e Alqueidão - Foi um bocado limitado de tempo, que me fiz ao terreno. O facto de o fazer por Torres Vedras, sem carro, condiciona os horários, pelo comboio, num dia, em que já de si estava condicionado por compromissos há muito assumidos. Foi portanto sem mágoa que depois do primeiro furo e já com a bicicleta pejada de lama e barro, abortei esta tentativa e me fiz de novo ao comboio, desta vez em Alhandra. Mesmo assim, valeu pela experiência, para futuras tentativas. Não há dúvida que Torres Vedras é um sítio perfeito para começar esta "empreitada", mas terá que ser mais cedo do que as 7,45 h. O ideal serão mesmo as 06,30 h. Só tenho pena, em relação ao dia, já que estava perfeito - De temperatura e nuvens pouco espessas - Mas como nada o é - perfeito - Para contrastar, ainda havia alguma lama no terreno. Deu para perceber que tal volta - Em condições quase primorosas, demorará cerca de 11 horas de andamento (nunca menos de dez e meia) - já que fiz os primeiros 35% do total do percurso, em cerca de 4 horas e pouco, a uma média de 13,5 km/h. Será uma jornada muito longa e dura, mas tenho como possível a sua realização. Tem que ser com muita calma e num ritmo constante (mas sem euforias e picardias...), usando um estado físico bastante bom e alguma vontade. Para já ficamos com mais esta trajecto, que passou por: Torres Vedras, Serra da Vila, Carvalhal, Turcifal, Cadriceira, Serra do Socorro, Patameira, Pero Negro, Casais das Coitadas, Casal das Figueiras, Louriceira de Baixo, Carvalha - Já fora do trilho da GR 30 - Casalinho, A-Do-Barriga, A-De-Freire e Alhandra.





Outras Fotografias desta jornada:



...Numa das muitas colinas, montes diria mesmo, em que esta GR 30 é fértil. Muitas dessas dificuldades, são para visitar os locais onde outrora haveria fortificações Portugueses e Inglesas, para resistir às invasões francesas.
Em muitos desses locais, ou pelo menos nas suas proximidades, temos agora a presença - Quase constante - de parque eólicos.





Junto aos estaleiro da "Tamega" e de duas enormes pedreiras, antes de cruzar a A10, na zona de Arruda dos Vinhos.





...O tempo primaveril será por certo, a par do inicio do outonal, as alturas ideais para fazer este trajecto. Terá que ser, disso estou seguro, fora da época das chuvas e do calor intenso. 



GR

Sem comentários: