quinta-feira, 6 de outubro de 2011

UMA Volta ao Mundo... Já ninguém me tira... 40 "e tal" Mil


...A VOLTA AO MUNDO dos números.

-Sabem qual é o perímetro da linha do Equador, logo do Planeta Terra na linha do seu umbigo, onde é mais gorda?
- Está calculada em 40.076,5 km's

- Pois é!... Mais que esses, já eu percorri...he...he...he

Como não sou muito ambicioso, vou deixar o Sol para os prof's.
Cá para mim, contento-me com o meu próximo objectivo.
- Chegar à Lua! -"São só" 384.405 km... Se o Sr. Alves Barbosa "já lá foi" e "ainda deu para voltar"...
Porque não hei-de eu tentar...Hum???

...Ainda por cima, se estiver em dificuldades para atingir tal feito, sempre posso quedar-me pelo Perigeu máximo da Dita, que se cifra nuns módicos 356.572 km´s.
- Coisa Pouca!!!

Desde a última vez que vim aqui reportar os Milhares, fiquei-me pelos 33 Mil.

Vamos agora à recolagem desses, aos actuais 4o e tal... Mil's.

Assim:


Esta Foto, tanto pode corresponder à fasquia dos 34 Mil, como a qualquer um dos outros números deste post. É uma actividade que continuo a desenvolver nos dias de hoje, exactamente com os mesmos parceiros da imagem.
- Mas para o efeito, foi nesta volta, pela zona da Expo, que eu, o meu Compadre, e respectivos filhos, que se atingiram os 34 Mil quilómetros, desde o reinicio das pedaladas, em 2004/2005.




... algumas centenas deles (talvez mesmo milhares) foram gastos (usados) na prospecção às ciclovias deste país.
- Neste caso especifico, foi nas de Lisboa que passei pelos 35 Mil quilómetros. Mais precisamente na nova ciclovia da Av. Duque de Ávila.




...Mais uma vez a Caminho de Fátima. E mais uma vez com um grupo de convivas dos "Fuga da maria". Como não poderia deixar de ser, depois dos cento e cinquenta quilómetros de BTT que fizemos no dia da ida, ainda cumprimos outros tantos ao regresso.
-Assim, não foi difícil passar os 36 Mil.




...Grandes obstáculos tive que transpor para cumprir esta parte da GR12, entre Lisboa e Termas de Monfortinho. No que poderá vir a ser a ligação à GR10, até Valência.
Para já, a parte marcada apenas está confinada ao traçado Idanha-a-Nova - Termas de Monfortinho.
- Foi por lá que aconteceram os 37 Mil...




Objectivo antigo, a ligação das margens do Tejo através de uma estrada bastante conhecida e peculiar cá do nosso burgo. Falo-vos da "circular do estuário do Tejo" - A EN 10 - Tal intento, foi cumprido em mais uma secção de treino em estrada.
...E já lá vão 38.ooo km...




...Em direcção ao pico da "minha época"; - A "Travessia Autonómica de Portugal". Que em meados de Agosto me levou a conhecer o meu país de Lés-a-lés, entre Bragança e Rio de Onor e o Cabo de São Vicente, Sagres e Lagos.
Nesta jornada de 13 dias e mais de 1250 km's tive oportunidade de transpor mais uma "meta"; - A dos 39 Mil.



Foi ainda com o sabor deste "fruto da terra", que me ficou incutido na longa jornada para a "Glória", anteriormente descrita, que fiz uma exploração à Serra da Arrábida, e aos seus intermináveis trilhos e singles, naquela que foi a minha primeira abordagem em BTT a este Parque Natural, outrora bastante calcorreado, mas na vertente de estrada ....
- Estaria a faltar à verdade se dissesse que os 40 mil foram passados ao sabor de um Medronho.... Mas às vezes, não é preciso mais do que a subtil sensação do gosto que nos provoca este néctar, quando é caseiro e bem seleccionado; - Como alguns dos que tenho experimentado por este país fora. Lembro-me, porque jamais me sairá das papilas gustativas esse travo. Com especial destaque para um que degustei em Corte Brique.

Assim como alguns moluscos, que são indissociáveis do sabor a mar, também o Medronho está intimamente ligado a um elemento natural; - "Sabe à TERRA"!




- Terminamos em família...

O "fechar" da linha... do Equador dá-se algures a Caminho do Santuário - Em mais um Caminho de Fátima. Desta vez directamente do Alto Alentejo. Mais precisamente de Alter do Chão, terra de Coudelaria e do "Maior clube de BTT do Mundo"

Temos que: - "Uma volta ao mundo... Já ninguém me tira..."


GR

Sem comentários: