sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sé de Lisboa - Praia da Adraga (A VER ÁGUA)

Com o intuito de prosseguir na marcação de um dos tracks que me tem dado mais gozo nos últimos tempos, falo-vos do já famoso (…lol…) “A VER ÁGUA”, voltei ao terreno no início de Dezembro do ano passado, para mais uns quilómetros de ligação por essa costa atlântica fora.
Desta vez, de baixo para cima, encetando a jornada numa das possibilidades de começo ou de términos deste grande projecto, mais precisamente na Sé de Lisboa. Recorde-se que este traçado depois de concluído (estamos em Janeiro de 2011, e entretanto tal ligação já foi fechada, faltando somente criar uma alternativa ao troço de Adraga até à Assafora), tem como propósito fundamental, ligar as duas maiores cidades deste país, e a cidade do vinho Verde, Ponte de Lima. Sempre com o mar, se quisermos a água, por muito perto. Pelo menos tanto quanto possível. E fazer a ligação ao Caminho Português até Santiago de Compostela.

Para mais tarde, visto este objectivo estar praticamente concluído (...reportagem para mais tarde...), fica a vertente de mar, que difere desta que agora vos descrevi, no facto de não interiorizar em direcção a Ponte de Lima, mas sim continuar junto à costa, rumo ao Norte, fazendo a ligação de Darque até Viana do castelo, e daí até Caminha, de onde se pode por via marítima ir até La Guardia, contornando toda a costa da Galiza até ao local onde atracaram as ossadas do Apóstolo Santiago. Falo claro está, de Padron.

Vamos por partes. Para já, vejamos o que foi este pedaço de “A Ver Água”, até à praia da Adraga, em que foram usadas algumas das hipóteses mais modernas de progressão para bicicletas (ciclovias) e alguns passeios e calçadões, sempre à beira mar plantados, até que se atinge o concelho de Sintra na sua freguesia de Alcabideche. Daí para cima, quase sempre coincidentemente com a GR 11 (Grande Rota do Atlântico Norte, que na sua vertente maior atinge, imagine-se, São Petersburgo, na Rússia).

Escusado será dizer que esta parcela de Serra de Sintra faz com que esta etapa fique dividida em duas partes completamente distintas. A primeira até ao Guincho, e a outra até à Adraga (Almoçageme).

Vamos às fotos e track destes 55 km´s.

O Traçado :




As Fotos :



Cascais, a sua baía e as suas pequenas embarcações de pesca.



Da Serra de Sintra, com vista para o mar e para um pescador aventureiro. Algures entre a Praia do Abano e a aldeia de Azóia (Cabo da Roca)



Praia do Abano. Onde é que está a areia em que me deitava à uns poucos de meses atrás?




Parte curiosa deste traçado e da própria GR 11.


Cá está ela.



Link para todas as Fotos no Picasa : http://picasaweb.google.com/gilgalvao/SeDeLisboaPraiaDaAdragaAVERAGUA#

G.R.

2 comentários:

Anónimo disse...

leggere l'intero blog, pretty good

Anónimo disse...

La ringrazio per intiresnuyu iformatsiyu