quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Em Busca das Ciclovias da Margem Sul - Seixal - Amora - Corroios - Almada - Montijo (Setúbal) Parte 1.0

Roteiro :

Benfica – Cais do Sodré – Seixal – Amora – Cruz de Pau – Corroios – Laranjeiro – Rot. Centro Sul – Almada Fórum – Coina – Barreiro – Terreiro do Paço – Benfica.

Decidido a fazer o levantamento das ciclovias do Montijo, que tinha vislumbrado no dia 01 de Janeiro, quando regressava da passagem de ano em casa de uns amigos no Samouco, fiz-me ao piso com o intuito de apanhar o barco para a “outra banda”, mais concretamente, para o Seixalinho (Montijo). Barco esse, que eu julgava zarpar do Terreiro do Paço.

Nem sempre as coisas correm como planeamos, e a essa eventualidade eu já me vou habituando. – Aliás, estou cada vez melhor (fizeram-me bem as dificuldades dos Pirinéus) …LOL… Isto para referir que por agora (será provisoriamente?) os barcos para o Montijo saem do Cais do Sodré. – Até aí tudo bem! – Só que por ser Domingo, a frequência de saída baixa muito, e a viagem seguinte ainda demorava quase uma hora, o que me levou a uma mudança de planos, acabando por optar pela deslocação até ao seixal. Barco esse que sairia dali a pouco.

Chegado a tal cais fluvial, do lado sul do Tejo, tinha como fundamento principal encetar a viagem até ao Montijo, ao mesmo tempo que estaria atento ao surgir de outras possíveis ciclovias. – Qual não é a minha surpresa, a cerca de 50 mt do local onde tinha atracado, reparei na existência de uma pista vermelha para o uso de bicicletas.

Iniciei assim o acompanhamento e marcação dessa, e das que por informação popular, soube existirem nas redondezas. É essa “reportagem” que agora aqui deixo. Para esse efeito vou dividir estes post em alíneas {1.0 – Apresentação e viagem geral (este); 1.1 – Ciclovia do seixal (cais fluvial – Seixal vila); 1.2 – Seixal rio – Arrentela - Amora; 1.3 – Cruz de Pau – Corroios; 1.4 – Corroios – Laranjeiro e 1.5 – Rot. Centro Sul em Almada – Almada Fórum. Deixando para uma(s) mensagem(ns) posteriores - 2.0; 2.1; 2…, a jornada do dia seguinte: - Em busca das ciclovias do Montijo}

Desta viagem de prospecção (dia1), posso dizer que correu muito melhor do que esperado, já que pude comprovar e fazer o levantamento de muito mais possibilidades de progressão, do que aquelas que inicialmente tinha previsto.

Estes cerca de 90 km, representados no track, têm uma componente de 18, que foram efectuados durante as travessias do Tejo, nos catamarans da transtejo, com que fui e voltei da Margem sul. Mesmo assim, Ainda foi uma pequena maratona, onde, para além do imprevisto, das fotos e pedidos de informação, gastei o tempo a conhecer alguns locais mais inesperados, e a cruzar parques e jardins nas duas margens (Parque da Paz; Jardim Amália Rodrigues e Parque Florestal de Monsanto).
Para a história do dia, fica ainda o encontro com alguns “colegas” das pedaladas, desde cicloturistas peregrinos, de várias nacionalidades, até, autênticos museus em cima de bicicleta, como um ilustre anónimo, com que me cruzei no Parque Eduardo VII.
- Isto tudo, numa paleta de estilos e contrastes sociais que vai do verdadeiro 8 ao 80… (ver fotos)...

O Track :



Link para o traçado no Wikiloc : http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1415343


Algumas fotos (desta vez sem qualquer ordem, em relação à viagem) :

...Já no fim da prospecção, em pleno Barreiro, antes de apanhar o catamaram para o Terreiro do Paço. Fica esta imagem, para comprovar alguns contrastes; - A grande urbe e a zona industrial e piscatória, os sapais e pântanos, as várias penínsulas da margem Sul e as colinas robustas da grande cidade branca... Contrastes!


Mais um viajante estrangeiro, pela nossa terra à beira mar plantada. Tão aprazível para um Suíço, o Peter, quando pela terra dele está um frio insuportável e os termómetros marcam valores negativos... Aqui sempre temos a praia (para onde ia), e o Algarve (De onde vinha)... Um claro contraste com...


Sim, aqui, apesar da desordem das fotos também há contrastes. traduza-se; A possibilidade de conciliar uma cidade predomimantemente dormitório com algum espaço de lazer... Tal como outros verdes que tive o prazer de atravessar nesta prospecção, o Parque florestal de Monsanto e o Jardim Amália Rodrigues, o Parque da Paz, em Almada, está um primor.

... Este nosso "amigo", que patenteava as suas "crenças" sem qualquer pejo. Diga-se de passagem, que comungo de algumas delas com tal alegre cidadão, a saber; O gosto pela Bicicleta, pela Música e p´lo Glorioso...he...he....he... (pelo menos estas).


Já de regresso a casa, ainda pude comprovar mais um avanço nas estruturas cicláveis da minha cidade, sinalização vertical bem exposta e que anuncia um cruzamento de ciclovias em Lisboa... - Estamos no Bom Caminho!

O Guarda rios e o Repórter Astigmático (...on the road again...)


2 comentários:

Anónimo disse...

É de louvar a tua perseverança e o teu crer, pois não conheço mais ninguém que se disponha a a fazer tal trabalho, nem mesmo quem teria a obrigação de o fazer "os municipios e as autarquias locais", por isso quero mandar-te um grande abraço e deixar o meu testemunho público do que eu considero um exemplo de cidadania, e dizer que é uma grande honra para mim poder ter-te como amigo.

Saúdinha da boa e boas pedaladas!

João Galvão e Ricardo Rosa disse...

Oh meu Amigo... por quem sois ???.
...É verdade! Também és aficionado do nosso grande clube...lol…
Em relação às ciclovias, faço-o (...) Por todas as razões, mas também por que me dá gozo...CLARO!
Mas para que conste, ainda tenho aqui em lista de espera, quase uma centena delas (distritos de Aveiro; Coimbra; Leiria; Lisboa e Setúbal...Pelo menos algumas delas) para publicar...
A seu tempo...

Abraços e Obrigado.