domingo, 4 de outubro de 2009

Para a PRAIA de BICICLETA - Belém, Ciclovia da trafaria à Costa


…Com mais de uma semana de atraso…

Consciente da existência de uma Ciclóvia junto aos barcos da Trafaria, e sabedor das diversas campanhas em prol do lançamento da ideia: - “Vá para a praia de Bicicleta”, que terá ficado viabilizada e legitimada após a conclusão da ligação entre as pistas cicláveis existentes entre o cais de Trafaria e o centro da Costa de Caparica. Com começo na estação fluvial de Trafaria e términos no centro da Costa de Caparica, passando pela lota da Trafaria, cova do vapor, S. António e S. João da Caparica, numa obra bem projectada e defensora dos direitos dos ciclistas.
Vi nesta “nova” via, alguns elementos pouco observados noutras localidades, também elas portadoras de novas pistas para Bicicletas. Observei que em alguns cruzamentos com estradas e passadeiras, foram equipados com semáforos específicos para velocípedes, assim como as passadeiras, bem notórias, que permitem cruzar as vias dos carros. Muitos desses pormenores são (bem) decalcados de idênticas opções cicláveis por essa Europa, anteriormente descritas por AQUI.

O piso escolhido e os acabamentos são os adequados. Positivo, é também o facto de haver mais do que uma hipótese de circulação, já que existem duas ciclovias, uma de cada lado da estrada. Supostamente para se transitar em sentidos opostos.
Veremos se tal iniciativa civilizada vingará num futuro breve. Foi do nosso agrado, a compreensão e respeito que detectámos, de uma forma geral, nos peões que ao mesmo tempo usam os passeios contíguos a estas novas ciclóvias.
Para aumentar as possibilidades de escolha dos utilizadores destas vias de circulação, existem também pequenas ligações às praias das zonas anteriormente descritas.

No entanto, nem tudo correu a 100%. Nesta viagem de teste, de acesso às praias, tivemos algumas dificuldades em deslocar o nosso veículo. Para esta viagem escolhemos uma Bicicleta citadina em que um cidadão transportava, por meio de um atrelado, duas crianças. Acção legitima de resto, já que é do transporte de famílias para a praia que falamos.
Ora essa forma de transporte, não está nem por sombras contemplada pela empresa que faz a travessia de barco entre as duas margens do Tejo. Desde a entrada na gare marítima de Belém, passando pelo acesso à sala de espera pela via dos torniquetes, até ao “estacionamento” da Bicicleta e acessório dentro do barco, tudo teve que ser improvisado e cumprido com grande tranquilidade, de forma a superar as falhas da empresa, neste capítulo.

Para um post futuro, deixaremos os 7 km’s da recente ciclovia entre o Cais do Sodré e Belém. Desta vez apenas usámos uma pequena parcela duma óptima opção ribeirinha, ainda pouco explorada.



Chegámos à porta da gare fluvial e tivemos algumas dificuldades em entrar. Tivemos que desmontar, e passar a "Carroça" no ar.


Já dentro dos torniquetes, à espera do cacilheiro.


Dentro do barco não foi nada fácil "estacionar" o veículo. Com mais ou menos manobras lá se conseguiu.


Parque de estacionamento para as Bicicletas no cais de embarque da Trafaria.



Zona da Trafaria.


Sinalização adequada para os cruzamentos entre Ciclóvias e estradas convencionias.


Um dos lados da Ciclóvia em direcção à costa de Caparica. Muito bem equipada.


O transporte escolhido para este passeio.



Passadeiras bem assinaladas entre todos os lados do cruzamento da Costa.



Não é bela sem senão.


“Repórter Astigmático”, desta vez, muito bem acompanhado!

Sem comentários: